O que fazer para conquistar autoconfiança?
Por Alessandra Lazarin

publicado em

Muitas vezes temos MEDO... medo de arriscar, medo de não dar certo, medo do julgamento das pessoas, medo de não conseguir, medo de errar, medo de mudar, e tantos outros medos e com isso nos sentimos pouco confiantes em nós mesmos.

A maioria das pessoas enfrentam todos os dias um contexto no trabalho de muito estresse, precisam lidar com a pressão. E com os níveis baixos ou a ausência de confiança torna muito difícil assumir a liderança, ter uma participação assertiva em algumas tarefas, tomar decisões independente e acaba afetando seu desempenho, seja na sua carreira executiva ou como empreendedor.

O baixo nível de autoconfiança nos leva a duvidar das nossas capacidades e julgamento e, como consequência, nos impedem de assumir riscos mínimos e estabelecer objetivos mais ambiciosos. No âmbito profissional, a pessoa com baixa autoconfiança, muitas vezes, de forma inconsciente, envolvem-se em comportamentos que as prejudicam e acabam se afastando de melhores oportunidades.

A autoestima também acaba sendo afetada, já que a autoconfiança é a base dos pilares da autoestima. As pessoas do círculo de relacionamento percebem os comportamentos de baixa autoestima e, infelizmente, acabam formando opiniões negativas sobre estas pessoas, pois existe uma crença de que a baixa autoestima está intimamente relacionada com a incompetência e a apatia.

Algumas causas de baixa confiança no ambiente profissional

Existem várias razões pelas quais uma pessoa pode não ter autoconfiança no ambiente profissional:

  1. A pessoa é nova na empresa ou está preocupada com a sua performance.
  2. Talvez a pessoa não tenha as competências necessárias para realizar o trabalho ou experiência suficiente.
  3. A pessoa sente-se ameaçada por colegas de trabalho, tem medo de perder o emprego ou é muito exigente.
  4. A humilhação e os erros em público podem ser outra razão.
  5. E a causa mais comum é o relacionamento ruim com o gestor, e esta insegurança permanecerá enquanto a relação não melhorar.

Não espere o colega, os amigos, os familiares acreditarem em você para fazer acontecer.
Você PRECISA soltar as amarras e confiar na sua capacidade, habilidades, nos seus talentos!

Quer desenvolver sua autoconfiança? Então vamos lá…

  1. Leveza – não nascemos autoconfiante

Se você está disposto a passar por uma transformação, seja ela de mindset, de comportamentos, precisa entender que é um processo, e isso precisa ser construído. Seja gentil consigo mesmo, reconheça as falhas e suas forças de caráter.

  1. Preparar-se para o trabalho desenvolvendo as competências necessárias para um bom desempenho.

Identifique as competências necessárias para o trabalho e as aptidões certas para lidar com o gestor, clientes e colegas de trabalho. Se existe alguma habilidade que não tenha, é importante que se comprometa a treinar até adquiri-la. Desta forma, evitará o estresse causado por estas inseguranças.

  1. No que você já é bom?

Foco no que você já é bom! Potencialize o que você realmente é excelente e minimize o que você não é tão bom assim. Todos nós somos talentosos em algumas coisas, mas não tão boas em outras e está tudo bem!

Faça uma lista das qualidades que tem e que podem ser muito boas no seu trabalho. Reconheça as áreas em que é melhor do que outras e aplique-as na sua área profissional. Conhecer os seus pontos fortes e fracos pode influenciar positivamente a sua maneira de trabalhar, ajudando-o a melhorar o seu nível de confiança.

  1. Estabeleça metas ou objetivos razoáveis e tangíveis a curto e longo prazo.

As metas a curto prazo vão lhe conduzir às metas de longo prazo. Celebre cada um destes pequenos objetivos alcançados, eles irão lhe ajudar a melhorar a sua confiança à medida que for avançando.

  1. Pratique sua inteligência emocional.

Há momentos em que sua confiança será ameaçada. Calma! Isso pode acontecer com todo mundo. Caso alguém fale algum comentário negativo ou mal-intencionado sobre você, seja tardio ao responder, reflita, respire fundo, saia do ambiente para se recuperar ou para tomar decisões importantes. Não deixe seus pensamentos dominarem seus comportamentos.

  1. Definir novos desafios positivos para você.

Faça coisas que tempos atrás você diria a você mesmo que seria impossível realizá-lo, se desafie em algo que você possa aprender a fazer de forma diferente da que foi realizada sempre do mesmo modo. Se coloque em movimento, tente coisas novas, isso ajudará a aumentar a sua confiança. Procure por iniciativas que lhe dê a oportunidade de praticar os seus pontos fortes. E se algo parecer muito difícil no início, divida-o em etapas ou em objetivos menores, o que facilitará a sua realização.

Se você deseja continuar aprendendo com as dicas de como desenvolver suas soft skills, te convido a ler meus outros artigos e até mesmo me seguir nas redes sociais.

Quais destas dicas acima você entende que é mais fácil para colocá-la em prática a partir de hoje?

Se quiser falar mais sobre o tema, entre em contato comigo, será um prazer bater um papo mais profundo com você.

Abraços!

Camada 1

Alessandra Lazarin é multiempreendedora, palestrante, Coach e Mentora de Carreira, Vida e Negócios. Certificada como Leader and Professional Coach, Master Coach em Inteligência Emocional, Propósito e Sentido da Vida. Por mais de 20 anos atuou na área executiva, desenvolvendo e gerenciando projetos, liderando equipes e organização de eventos nacionais e internacionais. É Bacharel em Secretariado Executivo Bilíngue (espanhol) com ênfase em Administração de Empresas e Especializações em Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Voluntariado Empresarial.

Camada 1

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
cestoupresentes-banner
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
Camada 1
2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
presenca-online-campanha-touche (6)
vinheta-abril-2021-banner (8)
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow