Como gerar pertencimento em reuniões online
Por Marcely Souza

publicado em

Muitas empresas já declaram que não retornam mais para o trabalho presencial, muitas inclusive já entregaram andares inteiros e o que ficou foi transformado em espaço de convívio social para os funcionários, há empresas que até permitem que os funcionários vão até a empresa para trabalhar, mas sua frequência será controlada, já que não há mais espaço para todos no mesmo ambiente.

Isso mostra que cada vez mais as empresas farão uso da tecnologia para reunir os seus colaboradores, seja para realizar reuniões de planejamento, estabelecer metas ou até mesmo criar momentos de interação e integração entre os times, como também para realizar feedback com os funcionários.

Com isso, a dúvida que fica é como envolver os colaboradores e engajá-los para as reuniões online corporativas.

Neste artigo traremos três pontos essenciais para se levar em consideração na hora de planejar e organizar esses tipos de reuniões e eventos online.

  1. Converse com os colaboradores, busquem entender o que faz sentido para eles, o que eles sentem falta ou estão precisando naquele momento. Vejo muitas empresas buscando inovação em outras empresas, eventos e tecnologia e deixam de lado o potencial que o seu time pode oferecer para a sua organização.
  2. Mais do que se preocupar qual plataforma deve ser usada, busque entender qual o tipo de experiência que esse encontro se propõe a gerar nas pessoas. Outro erro que acontece aqui é empresas assinarem contratos anuais com plataformas e depois perceberem que a plataforma não entrega a experiência que foi projetada.
  3. As pessoas estão em busca de se sentirem pertencentes a algo, por isso envolvê-las nas etapas do processo do evento é muito importante.

Percebe que o foco nunca deve ser a ferramenta ou a tecnologia e sim as pessoas? Se não sabe por onde começar, convido você a conversar com as pessoas para ajustar as estratégias que ajudarão a engajar os funcionários.

Existem muitas maneiras de gerar esse pertencimento, que tal reunir o time para fazer uma atividade guiada com um facilitador e juntos terem uma aula de pintura, isso trará momento de descontração ou então fazer um momento de ice break antes do início da reunião, é bem simples, divida as pessoas em duplas e coloque elas em breakout room para ficaram frente a frente entre si durante um minuto sem falar nada, apenas se olhando para gerar conexão. Essa é uma ação que torna o clima mais humano entre os times.

Como avaliar o resultado da reunião online?

Um dos grandes benefícios de se utilizar ferramentas online é justamente você conseguir avaliar se ação proposta trouxe resultado ou não, para fazer isso é preciso analisar como que os colaboradores chegaram na reunião e como estão saindo, os sentimentos são perceptíveis e isso ajuda a trazer uma melhor análise, o ideal é sempre pedir para que eles avaliem aquela reunião ou atividade assim que terminar a ação, o resultado será muito mais assertivo, acredite!

Você pode fazer isso através de um formulário de feedback ou criar uma enquete durante ali mesmo na reunião, outra maneira de avaliar e ver o feedback dos funcionários em suas redes sociais – acredite é muito importante avaliar para entender o que deu certo e o que pode ser melhorado.

Outro ação que pode ser realizada é fazer uma roda de conversa para que as pessoas possam expor seus pontos de vistas – importante ressaltar que é preciso criar um ambiente de acolhimento e empatia para que as pessoas percebam e se sintam em um ambiente seguro, caso contrário elas não irão correr o risco de falar para depois sofrer represálias – isso cria vínculos muito mais profundo entre empregador e empregado.

É importante também que você se prepare antecipadamente, treine a equipe de apoio, teste a apresentação, a música de boas-vindas, enfim cuide dos detalhes de cada etapa da reunião, levando sempre em consideração quais serão os pontos altos e quais você irá precisar exigir mais da atenção das pessoas, isso com certeza fará diferença na reunião.

Lembre-se, as reuniões corporativas também podem ser experiências memoráveis. Para mais dicas como essa, acompanhe-nos nas redes sociais.

Camada 1

Marcely Souza é publicitária especializada em Eventos com certificação em Design de Eventos pela Event Design Collective GmbH e atua há mais de 13 anos no setor, desenvolvendo e promovendo eventos presenciais e virtuais. É também certificada com o Facebook Certified Community Manager e idealizadora e host do podcast EventosCast, que já produziu cerca de 41 mil minutos de conteúdo.

Camada 1

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
cestoupresentes-banner
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
Camada 1
2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
presenca-online-campanha-touche (6)
vinheta-abril-2021-banner (8)
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow