Síndrome de Burnout
Foto de Anna Tarazevich no Pexels
Por Rita Biondo

publicado em

A Síndrome de Burnout tem se tornado uma recorrente doença que acomete o trabalhador e seu difícil diagnóstico tem colocado em risco as relações de emprego no Brasil e no mundo.
Como prova da referida recorrência e da preocupação mundial acerca da problemática, a doença foi classificada pela Organização Mundial de Saúde como estresse crônico de fenômeno ocupacional e a partir do ano de 2022 fará parte da lista da Classificação Internacional de Doenças, CID-11.

Há que ser ressaltado que a Síndrome de Burnout já se tornou motivo de indenizações significativas, com a devida comprovação do nexo causal, nas reclamatórias trabalhistas, onerando de forma contundente o passivo da organização.

Apesar do exposto encontramos muitos obstáculos a serem ultrapassados em relação a síndrome vez que, apesar do seu crescimento acelerado, poucos mensuram a verdadeira dimensão do problema, principalmente no âmbito jurídico inteiramente, ligada a relação de trabalho.

A exaustão, em virtude das atividades praticadas, extrapolando os limites mentais e corporais levando o trabalhador a um colapso resume o ponto principal e alarmante da situação de muitos colaboradores no Brasil que infelizmente vem reportando um crescimento preocupante da doença a cada ano.

O cenário organizacional do presente reporta o quadro de funcionários sendo drasticamente reduzido, menos pessoas tem realizado mais tarefas e para atingirem suas metas e objetivos vinha se tornando cada dia mais comum o colaborador levar o trabalho para casa e com o advento da pandemia que introduziu o home office em alguns setores por tempo indeterminado a situação foi extremamente agravada e de reflexos ainda imensuráveis.

Foto de Anna Tarazevich no Pexels

Mas como a empresa poderá se prevenir de tal situação dada a crise financeira que assola nosso País? Em um primeiro momento é imprescindível que a empresa ofereça um ambiente confortável mesmo dentro das limitações existentes, crie uma agenda equilibrada, incentive os trabalhos em grupo, dê um up grade na comunicação, proporcione momentos de descontração, realize pesquisas de clima organizacional, incentive a prática de atividades físicas para diminuir o estresse no ambiente de trabalho.

Posto isso e num segundo momento a empresa deve capacitar sua liderança na identificação de sinais da doença em seu time, bem como viabilizar a implantação de equipes multidisciplinares com o intuito de detectar as falhas na dinâmica praticada no ambiente de trabalho, utilizando ferramentas como as auditorias trabalhistas e o Compliance.

Ofereça um ambiente confortável mesmo dentro das limitações existentes, crie uma agenda equilibrada, incentive os trabalhos em grupo, dê um up grade na comunicação, proporcione momentos de descontração, realize pesquisas de clima organizacional, incentive a pratica de atividades físicas para diminuir o estresse no ambiente de trabalho

Com a prevenção, naturalmente a organização proporcionará ao empregado um ambiente de trabalho sadio a fim de que possa desenvolver suas atividades de forma produtiva, afinal de contas o capital humano é a mola propulsora da atividade empresarial.

Camada 1

Rita de Cassia Biondo Ferreira é advogada graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Cidade de São Paulo, Pós-graduada em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho pela Escola Superior de Advocacia e Pós-graduanda em Direito Coorporativo e Compliance na Escola Paulista de Direito. Especialista em Direito do Trabalho, Due Diligence Trabalhista, Direito Imobiliário, Direito das Sucessões e Prática Contratual atua como sócia-fundadora do escritório de advocacia D&B Advogados Associados e da empresa DBCRED Gestão de Créditos e Débitos.

Camada 1

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
cestoupresentes-banner
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

os mais lidos na semana

Temas Procurados

Camada 1
2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
presenca-online-campanha-touche (6)
vinheta-abril-2021-banner (8)
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow