Mostremos a que viemos
Por Monica Bianchi

publicado em

É fato que no Secretariado usualmente estamos nos bastidores, prontas para aplaudir e nos vangloriarmos do fato de que somos essenciais para que os protagonistas dessa parceria frequentemente alcancem o tão almejado sucesso. Invisivelmente, no modo de pensar de alguns, mas com profissionalismo, discrição, determinação, comprometimento, eficiência, estivemos ali, exercendo o nosso relevante papel, mesmo que por trás das câmeras e holofotes.

O momento é de nos expormos, posicionarmos e mostrarmos a que viemos, exaltando nossas habilidades e principalmente enfatizando ao mercado que estamos em processo constante de capacitação para acompanhar um mundo em que a velocidade de evolução da Inteligência Artificial é espantosa, consequentemente a da economia e dos negócios.  Enalteçamos internamente nas corporações em que atuamos e, mesmo em outros âmbitos, nossas qualificações e capacidade de resiliência e adaptação à novas situações, perfil extremamente requerido atualmente. Já pararam para pensar como passou a ser relevante fazer nossa plateia transgredir certos estereótipos e reler nosso papel? Concordam que evoluímos, que temos uma visão estratégica e que nossa função é e sempre será significativa nas corporações, independentemente da tal evolução tecnológica?

 Há algumas semanas vivenciei uma situação que inevitavelmente levou-me à reflexão do quão nossos conhecimentos e competências são pouco exploradas e em muitos momentos pouco conhecidas por quem tem papel fundamental no processo de admissão de uma secretária/assistente executiva.  Conversava com um dos muito bem-sucedidos sócios de uma Startup de tecnologia que apesar de pouco tempo de mercado havia crescido exponencialmente nesse primeiro ano de vida; questionado sobre como a profissional de secretariado o auxiliaria em seu cotidiano, mencionou ser fundamental a organização de agenda em virtude dos inúmeros contatos diários que recebia para fins de agendamento de compromissos e, como outra atividade primordial auxiliá-lo em questões relacionadas à vida pessoal. Seguramente vamos muito além de conciliar agendas e solucionar problemas pessoais/residenciais, o que está faltando para que a ótica sobre a nossa função seja atualizada? Incomodei-me com o fato de apesar de estar num ambiente inovador o olhar desse empreendedor para a nossa função seja ainda tão tradicional, paradoxal um jovem empresário que desconhece como utilizar a nossa multifuncionalidade. Ainda que enfraquecidas de representatividade, entendo que somos fortes o suficiente para juntas empoderarmos e mudarmos a visão sobre nossa profissão, há muitas maneiras de enaltecê-la e mantê-la em voga, mesmo que com trajes diferentes, buscando, em conjunto, o como evidenciaremos que somos capazes de gerenciar pessoas, escritórios e muito mais.  O que acham de fazer a plateia aplaudir-nos de pé e a temporada manter-se em cartaz por muitos e muitos anos, sempre baseadas em um script atual?

Camada 1

Monica Balthazar Bianchi é secretária executiva bilingue e palestrante com carreira desenvolvida em mais de 25 anos com assessoria a executivos brasileiros e estrangeiros de primeiro nível de diretoria e presidentes de diversas companhias. É graduada em Letras, Português e Inglês pela UNIP, pós-graduada em Marketing pela UNIP e especialização em Eventos pela FGV e com vasta experiência na área de Marketing atuando na frente de eventos institucionais e de Endomarketing. Atualmente atua como Secretária Bilingue nas áreas de Contencioso Cível, Wealth Management, Compliance, Imobiliário e Concorrencial em escritório de advocacia.

Camada 1

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
cestoupresentes-banner
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

os mais lidos na semana

Temas Procurados

Camada 1
2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
presenca-online-campanha-touche (6)
vinheta-abril-2021-banner (8)
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow