Definindo seu público-alvo para seu evento
Por Jane Marques

publicado em

O grupo-alvo é o segmento de mercado que sua marca deseja alcançar. Estratégias e campanhas não são mais pensadas para atingir todos, apenas um grupo de consumidores com perfil demográfico, comportamental e psicográfico semelhante. É importante conhecer e definir o público-alvo do seu evento.

Além disso, o grupo-alvo para um evento não pode ser definido aleatoriamente. Pelo contrário, o perfil deste grupo deve basear-se nas características do evento e no interesse pela área em causa.

Como saber quem é o público do seu evento? Em primeiro lugar, você precisa entender quem é esse público. Na prática, é um grupo de pessoas interessadas em seu produto ou serviço.

Um dos primeiros requisitos do seu negócio é encontrar a melhor forma de chamar a atenção dessas pessoas. Afinal, eles consomem conteúdo adequado às ofertas da sua empresa.

Para saber a quem é o seu evento, a primeira coisa a fazer é analisar os hábitos, ações, pesquisas e demais características do segmento de atuação da empresa, “até porque quem quer agradar todo mundo, acaba não agradando ninguém”.

Atualmente, esse tipo de mapeamento tem o auxílio de ferramentas digitais. A partir disso é possível identificar e caracterizar o público que irá se interessar por esse ou aquele evento. Desse modo, a garantia de ter um evento de sucesso aumenta bastante.

Por que é importante conhecer o público do seu evento? Conhecer o público do seu evento apresenta inúmeras vantagens para a empresa. De fato, torna mais fácil entender do que o evento necessita, como os detalhes a seguir:

Tipos de exibições que serão apresentadas; Quantidade de “comes e bebes” suficiente para a cerimônia; Detalhes que precisam de trabalhos terceirizados; Aluguel de quais equipamentos para viabilizar o evento.

A importância de conhecer seu público também atinge a forma de divulgação. Quer dizer, você não pode fazer propaganda assertiva se não souber quem é o seu público. Dito isso, quem é a pessoa ideal para receber seu convite?

Portanto, é mais fácil encontrar a linguagem certa quando você sabe com qual grupo está lidando e tentar convencê-los.

Além disso, esta é uma maneira de possibilitar publicações mais atraentes.

Você ainda tem uma ideia de quais canais de mídia são mais eficazes. Como resultado, você terá um evento que será classificado como o melhor por pessoas qualificadas.

Como definir seu público:

Esta etapa é crítica no planejamento da cerimônia. Nele, você precisa seguir as dicas abaixo para que os resultados sejam bons. Desenvolvendo uma Persona também conhecida como buyer persona, é como um personagem com características quase fictícias. Ou seja, é o resultado da análise do grupo-alvo para um cliente ideal. Comportamento, hábitos, valores, ocupação são alguns dos atributos que o compõem.

Portanto, a sua criação foi pensada de forma a simbolizar o público-alvo da empresa ou do evento. Entre em contato com as partes interessadas; fale com clientes em potencial durante sua pesquisa com o público de seu evento. Isso vai te ensinar a melhor maneira de enviar a proposta.

Outra dica é preparar este plano para uma persuasão mais eficaz.

Aprenda como segmentar seu público-alvo. Dessa forma, você pode distribuir melhor o conteúdo do evento. Finalmente, também existem diferenças de personalidade e faixa etária dentro do nicho. Ao segmentar os grupos, é mais fácil formular algo que seja adequado para todos os envolvidos.

Agora que você aprendeu como defini-lo, é hora de colocar tudo em prática. E para que isso seja feito corretamente, aqui estão algumas dicas para ajudar a atrair seu público:

1 – Estabeleça um objetivo:

Com a definição do público-alvo é hora de fazer o mesmo com o objetivo. Nesse sentido, deixe claro se a intenção é fazer operações novas com o evento. Além disso, há a opção de ganhar clientes novos ou consolidar a fidelidade dos antigos. Desenvolva essa meta e trabalhe a realização do evento. Em seguida, toda a equipe nos bastidores terá seu foco voltado para essa finalidade.

2 – Monte parcerias:

Um jeito de atrair pessoas é por parcerias ou patrocínios. Dessa maneira, você ganha a divulgação necessária para o público do seu evento. Inclusive, estabelecer contato com empresas de valores semelhantes chama bem mais audiência.

3 – Tenha consciência da localização do seu nicho:

Com o público definido, a divulgação do evento deve ser feita no seu espaço. Para isso, descubra quais canais essa audiência mais utiliza. Em seguida, basta elaborar estratégias que usam esses veículos para conquistar e atrair mais pessoas.

4 – Faça a realização de eventos com menor proporção:

Antes do dia em que o evento vai acontecer, programe alguns workshops. Com isso, você vai adquirindo maior engajamento e chamando a atenção para a cerimônia principal. Dessa forma, os participantes vão se sentir atraídos a conhecer mais do assunto.

5 – Estimule a confirmação antecipada:

Existem maneiras para que o próprio público do seu evento faça a divulgação. Então, confirmar a participação antecipada pode ser uma das mais efetivas. A ação deve divulgar benefícios ao tomar essa atitude. Porém, oferecer brindes e valores menores com a inscrição feita antes é uma boa ideia também.

6 – O marketing digital é seu aliado:

Com a presença massiva das pessoas nas redes sociais, usá-las como estratégia é muito válido. Atualmente, é possível entender o comportamento e as ações das pessoas nas plataformas digitais.

O objetivo deste artigo é apresentar algumas maneiras pelas quais sua empresa pode identificar seu público-alvo. O prejuízo de um evento é inegável se ele for realizado sem o devido cuidado com o público. Portanto se necessitar de ajuda, conte com uma empresa especialista em assessoria e produção de eventos, a Team Assessoria tem uma equipe completa para te ajudar!

Entre em contato conosco: contato@teamassessoria.com.br

Camada 1

Jane Marques Shoji é CEO da Team Assessoria para eventos Corporativos e Assistente Virtual na prospecção B2B para Profiter Consulting. Formada em Gestão Comercial, Pós-Graduada em Marketing com Mestrado em Project Management Internacional pela Escola de Negócios Europeia de Barcelona. Expert em Inteligência de Mercado tem 27 anos de carreira em Varejo e Comércio. É membro do Grupo de Mulheres do Brasil, voluntária e parceira na ONG Mensageiros da Esperança. Apaixonada por eventos que encantam, recapacitam e transformam vidas.

Camada 1

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

6 Comments

  1. artigo muito bom!! muito útil.

  2. Excelente conteúdo. Muitas pessoas começam a empreender sem saber por onde começar, são informações como esta que os auxiliam e os direcionam.
    Parabéns!!!

  3. Obrigada Valéria, realmente são muitos os empreendedores que não conseguem traçar um planejamento, pois ainda não definiu seu nicho. Continue acompanhando nossos artigos 🥰

  4. Obrigada Valéria, realmente são muitos os empreendedores que não conseguem traçar um planejamento, pois ainda não definiu seu nicho. Muito bom ter vc com a gente🥰


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
cestoupresentes-banner
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

os mais lidos na semana

Temas Procurados

Camada 1
2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
presenca-online-campanha-touche (6)
vinheta-abril-2021-banner (8)
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow