A autoestima está relacionada à percepção que a pessoa tem de si mesma e envolve o amor-próprio, a autoaceitação e a autoimagem. Ela começa a ser construída na infância e tem a ver com a forma que alguém recebeu e assimilou os olhares direcionados a ela, o que ouviu a seu respeito, a atenção (ou não) que recebeu ou se foi rejeitada, tudo isso influencia em como construiremos nossa autoestima na fase adulta.
E tudo o que acontece quando somos crianças afeta profundamente o que seremos mais tarde, bem como a forma como nos relacionamos e amamos o outro. Por isso, ao longo da vida, algumas situações podem destruir a nossa autoestima. Seja o término de um relacionamento amoroso ou uma demissão inesperada.
Quem tem baixa autoestima não se valoriza, não tem amor-próprio, não acredita no seu próprio potencial. Está sempre se autodepreciando e se sentindo inferior a tudo e a todos. Não cuida da saúde física e mental e, ao longo da vida, apresenta vários sintomas psicossomáticos.
E como posso identificar se tenho baixa autoestima?
Cada um lida de um jeito diferente com isso. Algumas pessoas desenvolvem comportamentos prejudiciais à saúde, abusam do álcool e cigarro ou se alimentam compulsivamente. Já outras podem encontrar dificuldades nos aspectos: profissional, familiar, amoroso. O indivíduo é menos confiante e não se sente capaz de fazer nada, porque está dominado pelo sentimento de inferioridade.
Chegou a hora de virar essa página de uma vez por todas. Acesse aqui abaixo um webstories com algumas dicas para aumentar a sua autoestima. E para isso acontecer é importantíssimo entender que é possível construir uma boa autoestima no dia a dia e, para conseguir isso, o autoconhecimento é o seu fiel companheiro nesse processo.
Espero que esse conteúdo tenha contribuído para você! Se ele te ajudou de maneira positiva e acredita que ajudará outras pessoas, curta e compartilhe em suas redes sociais.
Um forte abraço a todos recheado de muita autoestima!
Gostou deste artigo? Compartilhe!


os mais lidos na semana
Temas Procurados
Categorias




Seja o primeiro a comentar!