Equilíbrio financeiro: pague-se primeiro
Por Odete Reis

publicado em

Sou uma apaixonada pelo secretariado-executivo, profissão que atuei por trinta anos com muito amor, garra, conquistas e realizações. Quando estava próxima a me aposentar, quis construir uma nova carreira, onde pudesse falar sobre um assunto que aprendi ao longo da minha trajetória e que transforma a vida de muita gente, a Educação Financeira.

Desde que iniciei minha carreira de educadora financeira sempre tive a missão de compartilhar minhas experiências e conhecimentos para conduzir as pessoas a fazerem uma reflexão sobre seus hábitos financeiros, a fim de serem gestoras de seu dinheiro, conquistarem o equilíbrio financeiro e, claro, a tão sonhada independência financeira. Hoje são mais de 10 anos de experiência nesse segmento, atuando como palestrante especialista em finanças pessoais e investimentos para iniciantes.

Mas porque esse assunto é tão importante? Você já parou para observar seus hábitos com o seu dinheiro? Você se considera uma pessoa que sabe equilibrar suas finanças? E mais do que isso, você sabe o que Equilíbrio Financeiro realmente quer dizer?

Para atingir uma tranquilidade financeira é preciso mais do que economizar, poupar e acumular riquezas. É preciso conquistar um estilo de vida com qualidade, gastando seu dinheiro com inteligência e, ao mesmo tempo, garantindo um futuro com segurança financeira sustentável.

Quando falamos de equilíbrio financeiro, pensamos nessas 3 ferramentas juntas: planejamento, poupança, foco nos investimentos (curto, médio e longo prazo). Atuando como gestor nessas 3 frentes, somadas a adequação dos gastos ao seu padrão financeiro, você atinge um equilíbrio ideal para ter uma vida mais tranquila financeiramente e, claro, com mais qualidade.

Lembre-se sempre que agir consciente é tomar decisões assertivas com seu dinheiro no presente, te levará ao sucesso financeiro no futuro. Portanto, vou te mostrar 10 práticas necessárias para conquistar o seu Equilíbrio Financeiro. Mas fique tranquilo, porque aqui nessa coluna vou explanar cada uma delas.

  1. Manter um bom planejamento financeiro;
  2. Equilibrar o desejo e a necessidade de consumo;
  3. Gastar sempre menos do que ganha;
  4. Controlar cada centavo ganho;
  5. Comprar à vista e com desconto;
  6. Criar o hábito saudável de poupar todo mês;
  7. Viver um degrau abaixo do seu status financeiro;
  8. Ter somente dívidas saudáveis;
  9. Estudar constantemente sobre finanças e investimentos;
  10. Fazer da Educação Financeira seu estilo de vida.

Para iniciar essa adaptação, eu convido você a executar o item dessa lista que nos aprofundaremos hoje. A prática n. 6 de criar o hábito saudável de poupar todo mês. Sabe como?

PAGUE-SE PRIMEIRO é minha sugestão para você conseguir cumprir o que se propôs a fazer com seu dinheiro, assim que ele cair na sua conta.

O que observo com as pessoas que não conseguem poupar é que, quando elas recebem seus ganhos, primeiro elas gastam e, se sobrar, guardam. Pagam as contas, compram coisas que acreditam serem necessárias. O resultado disso é que nunca sobra dinheiro, ele evapora de nossas mãos. Por exemplo, aquele excesso no fim de semana que nem percebemos que estamos gastando.

O PAGUE-SE PRIMEIRO é pensar como se estivesse pagando uma conta mensal, ou seja, PRIMEIRO VOCÊ SE PAGA, guardando mensalmente parte do seu dinheiro para montar sua RESERVA DE EMERGÊNCIAS que é sua segurança financeira. Só depois, você gasta com outros itens. Lembre-se: você é o primeiro merecedor dos seus ganhos. Portanto, assim que receber seu dinheiro, retire uma parte para você, guarde e aplique.

DICA:

Autorize seu banco a transferir, mensalmente, para uma conta de investimentos, o valor que determinou e passe a contar somente com a diferença. Passe a encarar que seus ganhos reais líquidos são aqueles já descontados da quantia do PAGUE-SE PRIMEIRO. Transfira para uma conta de investimentos ou Poupança, mas não deixe o dinheiro na conta corrente.

Finalizo com uma analogia que gosto de fazer: praticar bons hábitos financeiros é como um atleta em treinamento. Já pensou que um atleta olímpico pratica repetidamente um exercício por 4 anos para alcançar sua medalha de ouro? Ou seja, quantas vezes e quantos tipos diferentes de exercício Usain Bolt teve que fazer para bater o recorde mundial de 100m no atletismo? E quantos atletas não alcançam sua performance desejada na primeira olimpíada e seguem focados nos seus objetivos por mais 4 anos para a próxima?

Pois é, prática é um processo e não o fim! É fazer, refazer, errar, acertar, ajustar. Assim como os atletas, você precisa começar, adaptar a você o melhor jeito para poupar um pouco por mês, mas não desistir. Pratique e mantenha o foco no seu objetivo!

Gerir o nosso dinheiro é fundamental para o nosso bem-estar e boas noites de sono, e nesta coluna vou dar muitas informações e dicas valiosos para você ser, de fato, um gestor de seu dinheiro. Combinado!

Até a próxima!

Camada 1

Odete Reis é educadora financeira, palestrante e autora. Possui MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela FMU, graduação em Gestão Financeira pela Uniesp e formação em língua alemã pelo Instituto Goethe de Stuttgart, Alemanha. Atuou por trinta anos como assessora executiva trilíngue (alemão, inglês e português) em diversas empresas multinacionais alemãs e nas área de mercados e capitais em instituições financeiras. Autora do livro “$IM PARA SEU DINHEIRO, guia prático de Finanças Pessoais” (Edicon) e coautora do “Excelência no Secretariado” – (Ser Mais), com o artigo “Diga SIM para você, para seu dinheiro e realize seus sonhos”. Idealizadora da “Metodologia $IM: Sonhar, Identificar e Mãos à Obra”. Colunista de finanças pessoais e investimentos do Jornal Diário de Suzano e colaboradora da TV Diário, afiliada da Rede Globo, e da Rádio Metropolitana AM 1070 de Mogi das Cruzes.

Camada 1

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
cestoupresentes-banner
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
Camada 1
2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
presenca-online-campanha-touche (6)
vinheta-abril-2021-banner (8)
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow