Saiba qual o seu tipo de autoestima e seja feliz!
Por Nadya Totti Yagui

publicado em

Autoestima é um dos fatores mais relevantes da nossa personalidade, pois permite amar e valorizar a nós mesmos, aceitando e descobrindo nossos defeitos e qualidades.
A autoestima está diretamente relacionada com o bem-estar pessoal e, por isso, é muito importante descobrir qual é o seu tipo de autoestima para se conhecer melhor e com isso buscar ter uma vida saudável, plena e feliz, se permitindo se relacionar com o ambiente de um jeito saudável e positivo.

Quando falamos de autoestima, temos a tendência de ver apenas os dois polos opostos: a baixa e a alta. Contudo, como tudo na vida, existem variações, nem tudo é branco ou preto. Por isso, diferentes autores criaram uma classificação que inclui 5 tipos de autoestima, os quais podemos descobrir mais facilmente a posição na qual nos encontramos. Dentro desses 5 tipos de autoestima, encontramos:

  1. Autoestima alta estável
  2. Autoestima alta instável
  3. Autoestima baixa estável
  4. Autoestima baixa instável
  5. Autoestima inflada

1. Autoestima alta estável

A pessoa mantém uma autoestima alta e estável. Se apresenta como uma pessoa segura dela mesma, que confia nas suas capacidades. O termo “estável” implica que os fatores externos, tais como a opinião dos outros ou as circunstâncias negativas que possam encontrar, não condicionem o valor que elas atribuem a si próprias.

2. Autoestima alta instável

Nessa categoria, a pessoa mantém as características de uma pessoa com autoestima alta, mas, ao contrário da autoestima alta estável, os fatores externos condicionam a própria autoestima. Isso significa que, se todo o seu ambiente está bem, a pessoa se sente bem com ela mesma, mas, perante um fracasso, se derruba e deixa de confiar em si própria.

3. Autoestima baixa estável

As pessoas com esse tipo de autoestima mantêm as características de uma autoestima baixa de forma estável, e os fatores externos que possam surgir não condicionam esta percepção negativa que têm sobre elas mesmas. Essas pessoas têm tendência a mostrar indecisão e não são capazes de defender a sua opinião. Nesse tipo de autoestima, existe uma tendência que os sentimentos pessimistas e negativos predominem, além de se manifestar em vários transtornos psiquiátricos, como uma depressão, ansiedade ou níveis muito elevados de estresse.

4. Autoestima baixa instável

Ao contrário da autoestima baixa estável, este tipo de autoestima é condicionado por fatores externos. A pessoa mantém habitualmente níveis baixos de autoestima, mas, perante sucessos ou metas alcançadas, a sua autoestima sobe. No entanto, quando a emoção que esse sucesso provocou termina, a sua autoestima volta a descer.

Assim ela é caracterizada pela sua flutuação e instabilidade.

5. Autoestima inflada

Este tipo de autoestima pode, numa fase inicial, ser confundido com uma autoestima alta. Contudo, a pessoa não se mostra em relação às outras como uma pessoa segura, que se ama e se respeita, mas sim com uma atitude de prepotência, sentindo-se até superior aos outros. As pessoas com autoestima inflada têm necessidade de destacar os seus feitos e qualidades com o objetivo de obter reconhecimento, e procuram ter a razão em tudo o que fazem e dizem, considerando sempre a opinião dos demais como errada. E mesmo que se mostrem aos outros com um complexo de superioridade, estas atitudes buscam esconder as próprias inseguranças e baixa autoestima.

Este artigo ajudou você a saber qual o nível da sua autoestima? Espero que sim e que agora você consiga elevar a sua autoestima cada vez mais, se valorizando e se relacionando com mais alegria e leveza com o seu ambiente. Tudo depende do que estivermos passando em nossas vidas no momento atual.

Espero que esse conteúdo tenha contribuído para se conhecer melhor! Se ele te ajudou de maneira positiva e acredita que ajudará outras pessoas, curta e compartilhe em suas redes sociais.

Um forte abraço a todos!

Camada 1

Nadya Totti Yagui é consultora de Beleza independente Mary Kay. “Minha missão é transformar vidas através da beleza e te ajudo a empreender com sucesso!”

Camada 1

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
cestoupresentes-banner
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

os mais lidos na semana

Temas Procurados

Camada 1
2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
presenca-online-campanha-touche (6)
vinheta-abril-2021-banner (8)
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow