Planejamento previdenciário
Por Rita Biondo

publicado em

Todos nós brasileiros, sem exceção, almejamos um futuro tranquilo, sem privações e de preferência assegurado pela aposentadoria, entretanto, passamos por um longo período sem sequer consultar o que devemos fazer para garantir este direito. Assim, cabe a todos nós, leigos em Direito ou não, entender a importância deste planejamento.

Recentemente a Previdência sofreu uma reforma da qual diversas modificações foram implantadas e praticamente todo aquele modelo de aposentadoria que era nosso velho conhecido deixou de existir dando lugar a um outro modelo, porém totalmente desconhecido do qual temos muito a aprender a fim de alcançar aquele referido futuro tranquilo.

Diante disso o planejamento previdenciário é fundamental pois é responsável por garantir uma segurança maior ao aposentado, evitando imprevistos durante o processo de aposentadoria com o objetivo de agilizar e evitar erros.

O planejamento previdenciário consiste em alguns passos:

1 – Inicialmente é realizada a análise completa de todo o histórico contributivo do segurado, levando em consideração as carteiras de trabalho e análise do CNIS.

2 – Com esta análise definida, será apurado o tempo de contribuição, para que seja feita a avaliação dos direitos a benefícios previdenciários.  A apuração passa pela óptica da lei antiga (existência de direito adquirido) e em paralelo pelo implemento de direito futuro.

3 – Finalizadas ambas as etapas, caso não haja direito a benefícios, será realizada uma projeção pontual, visando determinar prazos, além de quais valores devem ser pagos ao INSS, de acordo com o benefício almejado.

Pois bem, partindo do princípio que os passos relacionados foram concluídos e o estudo do caso identificou irregularidades de vínculos e contribuições a serem sanadas junto ao INSS o segurado terá a necessidade de agregar ao Planejamento Previdenciário as devidas regularizações imediatamente ou se programar para quando, de fato, for se aposentar.

É sabido que quem se planeja evita sustos e garante mais segurança ao processo. No caso do Planejamento Previdenciário não é diferente. Vale destacar ainda que este processo exige o cumprimento de uma série de requisitos e é necessário estar atento a cada um deles.

Portanto, é fundamental que os trabalhadores entendam que, além de burocrático e complicado, o pedido de aposentadoria precisa estar acompanhado dos documentos exigidos e das informações necessárias para a concessão do benefício por parte do órgão responsável.

Sendo assim, ao realizar um planejamento, é possível organizar cada uma destas demandas para que o trabalhador possa, sobretudo, gozar de algumas vantagens, como: aposentar-se no momento certo, contribuir com o valor correto, além de garantir o recebimento do melhor benefício possível.

Lembre-se: o planejamento previdenciário pode ser feito a qualquer tempo, entretanto, a recomendação é que, quanto antes, melhor. Este artigo foi útil para você? Encaminhe para um colega que também precisa estar atento a esta importância.

Camada 1

Rita de Cassia Biondo Ferreira é advogada graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Cidade de São Paulo, Pós-graduada em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho pela Escola Superior de Advocacia e Pós-graduanda em Direito Coorporativo e Compliance na Escola Paulista de Direito. Especialista em Direito do Trabalho, Due Diligence Trabalhista, Direito Imobiliário, Direito das Sucessões e Prática Contratual atua como sócia-fundadora do escritório de advocacia D&B Advogados Associados e da empresa DBCRED Gestão de Créditos e Débitos.

Camada 1

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
cestoupresentes-banner
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
Camada 1
2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
presenca-online-campanha-touche (6)
vinheta-abril-2021-banner (8)
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow