Seu perfil comportamental está produzindo o que o meio espera de você?

Análise comportamental – A ciência em prol do seu desempenho

Por Ana Kekligian

publicado em

Ao longo da sua carreira você já deve ter tido um feedback sem sentido ou, talvez, um belo feedback que te deixou com uma batata quente nas mãos e sem saber para onde ir?

Dar e receber feedback realmente não é nada fácil, exige inteligência emocional, experiência, flexibilidade, comunicação assertiva e o mais importante: Um plano de Ação!

Então, o feedback mais assertivo que alguém pode dar ou receber, é aquele que promove o indivíduo ao crescimento através do que ele tem de melhor e desenvolve com clareza os pontos de melhoria. Cada dia mais, vivencio nas sessões de Coaching que, a maioria das pessoas, sabem ou tem uma boa noção do que precisam para encontrar maiores resultados, mas, ainda não descobriram como agir e sentem que existem pontos cegos passando desapercebidos.

Por isso, o olhar que os gestores têm sobre seus liderados é de extrema importância, e sempre deve ser levado em consideração. Mas, se for a única métrica existente, há o risco de colocar o colaborador em um buraco sem saída, pois não basta apontar os pontos de melhoria, é importante orientar, capacitar e desenvolver. Agora, quando se tem uma ferramenta científica que agrega e auxilia na clareza desta análise, gerando um feedback construtivo, chamo isso de gestão.

Mas, te pergunto, se uma pessoa não se conhece, como ela pode processar um feedback de forma positiva? Se ela não tem clareza para respostas como: Quais são as suas maiores habilidades e competências? O que te diferencia em sua profissão? Qual o seu meio de aprendizado? Como anda a sua energia?  O que você pretende alcançar na empresa? Saber o que quer e onde quer se chegar é fundamental para o desempenho e crescimento na área profissional. Estas e muitas outras respostas você pode e deve descobrir, investindo na sua autogestão.

A autogestão também é de extrema importância quando o assunto é recolocação no mercado. Você se sente confiante em montar o melhor currículo? Consegue se apresentar em entrevistas com uma comunicação clara e segura? O que acontece neste caso é que, mesmo com um currículo incrível, você pode ficar desconfortável em uma entrevista e perdido em uma pergunta simples, como: Por que deveríamos te contratar? E isto acontece por falta de autoconhecimento.

Veja bem, se você se empenha para apresentar um currículo de maneira interessante e cativante, por que não aplicar a mesma energia no seu autoconhecimento para se “vender” melhor? É preciso que você se conheça e comece pela sua análise comportamental. Saber o seu perfil e tudo que está em torno dele, não só contribui com o seu desenvolvimento e empregabilidade, como também faz toda a diferença diante de novas oportunidades e entrevistas.

E isto, sem dúvidas, é o melhor feedback dos feedbacks porque, ele te desenvolve antes mesmo de um feedback pessoal te pegar. Afinal, você já deve ter ouvido falar que, 100% das pessoas são contratas pelas suas formações, curriculum e experiências, mas 89% são demitidas por questões comportamentais. Então, o que acaba sendo um fator decisivo para você manter a empregabilidade e crescer na carreira é a adequação dos seus comportamentos diante ao ambiente em que está inserido.

Quando você é capaz de mapear os seus pontos fortes e fracos, analisar o seu perfil detalhadamente, você se volta para o caminho do desenvolvimento e começa a trilhar uma carreira baseada em produtividade e melhores resultados.

E para começar a traçar esta autoanálise de forma assertiva, quero que você conheça os 4 perfis comportamentais que são o começo desta nova descoberta. Eles foram fundamentados em pesquisas embasadas no comportamento e cultura dos brasileiros.

Estes perfis, além de esclarecer quem é você, também revelam outros índices importantes do seu comportamento atual, como, energia, positividade, flexibilidade e muitos outros que lhe trarão um autoconhecimento profundo. São:

  • Perfil Executor

Perfil relacionado a pessoas dinâmicas e ativas. Assumem riscos e se sentem motivados por desafios. A força de vontade é o que os define, são pessoas que possuem grande raciocínio lógico. Como o próprio nome já diz, primeiro executam para depois pensarem.
Alguns pontos a serem desenvolvidos são a sua dificuldade em se ater aos detalhes, baixa capacidade analítica, tendência a se estressar com facilidade e podem ter posturas sarcásticas e arrogantes diante de outras pessoas.

  • Perfil Comunicador

As pessoas deste perfil são extremamente sociáveis, entusiasmadas e confiantes. Se adaptam com facilidade, são otimistas e criativas. Apreciam a sua autonomia, as relações interpessoais e ambientes mais descontraídos.
Os pontos desafiadores para este perfil são a autodisciplina, também podem tender a desorganização e dificuldade em finalizar projetos.

  • Perfil Planejador

As pessoas que estão dentro deste perfil são calmas e muito prudentes em suas ações. Planejam a sua rotina afim de manter o autocontrole. Prezam pelo bom senso em suas escolhas e com isto mantem um ritmo constante e disciplinado.
Por planejar demais seus atos, alguns pontos a serem trabalhados são, a dificuldade de se motivar, entrega atrasada de projetos, preocupação excessiva, dificuldade com mudanças repentinas e também podem se tornar pessimistas.

  • Perfil Analista

Por último, as pessoas que se enquadram neste perfil, são cautelosas, gostam de exatidão, tem responsabilidade e lidam muito bem com regras. São extremamente observadoras e discretas, o que faz com que seu trabalho seja muito detalhado. São sensíveis, calmas e muitas vezes são pessoas perfeccionistas.
Por passarem grande parte do tempo analisando uma situação, os pontos a serem trabalhados são, a indecisão em escolher qual caminho seguir e a desconfiança com outras pessoas.

Este teste cruza os dados com outras informações sobre você e revela se o seu perfil comportamental está em ressonância com o seu cargo e o que esperam de você. Além disso, você pode se encaixar em mais de um dos perfis apresentados acima, de modo que, haverá uma intersecção entre comportamentos diferentes.

Você consegue imaginar a quantidade de informações privilegiadas a sua disposição após esta análise? Por isto mesmo, você deve saber tudo sobre o seu perfil comportamental e, a partir dele, traçar um plano de desenvolvimento. É ele quem te ajudará a adaptar o que for preciso para ser mais produtivo e, com isso, aumentar seu desempenho.

Para exemplificar o que explico acima e dar a dimensão do poder de se tornar um profissional autoconsciente, compartilho com você um case. O cliente teve um upgrade fantástico em sua carreira, a partir da descoberta de qual era o seu perfil comportamental e de qual a empresa desejava. Na ocasião, esta pessoa tinha o perfil Analista-Planejador e a empresa precisava que ela desenvolvesse o perfil Executor. Veja bem, este profissional só foi capaz de entender que seu perfil estava em desacordo com o seu cargo e desenvolvê-lo, a partir de uma análise comportamental. A partir daí, foi criado um plano de desenvolvimento eficaz. O resultado desse processo foi: reconhecimento e promoção em curto prazo. E eu posso afirmar que sem isso, esse profissional estava realmente correndo riscos de ser desligado por inadequação comportamental e não por conhecimento técnico.

Percebe como é importante este autoconhecimento atrelado a um plano de ação bem desenvolvido?  Você pode estar vivendo no momento algum desconforto no trabalho e seja lá qual for, poderá saná-lo e não carregar essa sensação para outras oportunidades.                                                                                                                                                                                                                                                                                                Quando você tem informações sobre si de forma organizada e assertiva, é capaz de descobrir o seu DNA profissional e de se desenvolver de um ponto ao outro com muito mais segurança e autonomia.

Quer saber como pode ter seu perfil comportamental e ser muito mais produtivo? Aproveite para conhecer os benefícios e diferenciais completos de uma Análise Comportamental: https://www.ebrccoaching.com.br/coaching-assessment/

Ou contate-nos: 11 94756-5478 – contato@ebrccoaching.com.br

Camada 1

Ana Kekligian é Master Coach de Desempenho e Especialista em Inteligência Emocional com foco na vida pessoal e profissionalIdealizadora da EBC (Empresa Brasileira de Coaching). Atualmente, possui cinco importantes certificações internacionais pelo IBC (Instituto Brasileiro de Coaching): Professional & Self CoachingCoaching EricksonianoMaster Coach, Inteligência Emocional e Análise Comportamental. Conta também com a certificação de Especialista em Inteligência Emocional pela SBIE (Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional) e Especialista em Produtividade com: Triad Certified Productivity Specialist, formada pela TriadPS. É mãe, filha, irmã, tia, amiga, noiva e CEO de si mesma.

Camada 1

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Camada 1
2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
presenca-online-campanha-touche (6)
vinheta-abril-2021-banner (8)
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow