Como anda o seu humor?
Por Bete D’Élia e Walkiria Almeida

publicado em

Manter o bom humor contribui para lidar bem com as adversidades. Uma pessoa bem humorada reage diferentemente de uma pessoa irritada.

Muitas vezes, nos deparamos com situações difíceis e reagimos de forma agressiva ou ríspida. 

Vivemos em um mundo frenético, dinâmico e volátil. As pessoas estão sempre correndo em busca de algo e muitas vezes, se esquecem das pequenas atitudes de gentileza.

O bom humor é uma competência social extremamente importante no cenário corporativo e na vida pessoal de qualquer pessoa. É válido observar que o bom humor pode revelar muito sobre o comportamento de um individuo.

O bom humor traz leveza para qualquer situação e lugar. Faz com que as pessoas tirem o foco do problema e lembrem-se de algo motivador, divertido e inusitado.

Atualmente, estamos vivenciando uma nova realidade em função da pandemia. As pessoas estão estressadas, sem paciência, mais irritadas e perdem a calma com muita facilidade.

O bom humor também está ligado a outras competências, como por exemplo: relacionamento interpessoal, equilíbrio emocional, flexibilidade, comunicação, entre outras.

Uma das funções do humor é facilitar as relações sociais e com isso, aproxima pessoas e traz uma energia positiva para os ambientes.

Trabalhar com pessoas bem humoradas é algo que deve ser valorizado por vários motivos. A produtividade aumenta, a motivação se faz presente sempre e o desenvolvimento é observado, além de coibir reações indesejáveis como: rispidez, incompreensão e agressividade.

Nos últimos catorze meses, tudo está difícil e triste, mas cabe a cada pessoa fazer a sua parte. Um simples sorriso pode mudar um ambiente.

Estamos habituados a enfrentar as adversidades com um olhar de indignação e não de sabedoria. Será que nesses momentos o bom humor poderia contribuir?

Como?

Por meio de uma pausa diante de uma rejeição, um sorriso no olhar para o agressor ou mesmo uma palavra terna.

Algumas pessoas pensam que ter bom humor é somente contar piadas e rir o dia todo.

O bom humor é muito mais que isso.

Ter bom humor é levantar da cama com um objetivo concreto, é pensar em uma situação difícil com algumas sugestões para melhorar esse quadro.

Enfim, ter bom humor é superar dificuldades com leveza e alegria.

Desejamos a todos excelentes dias e com muito bom humor!

Camada 1

Bete D´Elia foi Secretaria Executiva da Presidência da Caloi e Diretora de Comunicações do Sindicato das Secretárias. É palestrante e instrutora de cursos para o Secretariado Executivo.

Walkiria Almeida é Mestre em Administração com concentração em Gestão Internacional pela ESPM- Escola Superior de Propaganda Marketing. Tem mais de 30 anos de experiência como Secretária Executiva de presidência e diretoria. É palestrante nacional e internacional, com destaque em sua participação no 1º Fórum Internacional de Secretariado, em Moçambique.  É membro do Comitê de Secretariado de Moçambique e Professora da FMU- Faculdades Metropolitanas Unidas, no Curso de Secretariado Executivo Trilíngue e recebeu em agosto de 2020 o prêmio “Excelência acadêmica FMU”.

Camada 1

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Camada 1
2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
presenca-online-campanha-touche (6)
vinheta-abril-2021-banner (8)
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow