Como posso ser prejudicado tendo um gestor desequilibrado?
Por Alessandra Lazarin

publicado em

Quem já teve ou tem um gestor desequilibrado, tóxico?
Eu já tive!
Ele sugava toda a minha energia, minha inteligência inclusive. Logo que eu comecei a trabalhar, eu fui participar de uma reunião com meu gestor e eu fiz um comentário bacana para o fornecedor, todos gostaram, fiquei super feliz, mas o meu gestor quase me fuzilou com os olhos e sorriso, eu não entendi, mas logo que acabou a reunião fui perguntar o que eu havia dito de errado, ele simplesmente comentou: “eu que iria dizer o que você falou, mas só pra lembrar o chefe aqui sou eu!”

Logo eu penso, ele poderia ter me dado este feedback de outra maneira, sim!!! Mas pessoas tóxicas se tornam arrogantes e não conseguem enxergar o seu parceiro de trabalho como um elo de resultados compartilhados.

Naquele momento ele me prejudicou emocionalmente, este desequilíbrio mental e emocional afeta nossa convivência diária com um chefe tóxico.

O acúmulo de raiva ou tristeza sempre chega ao corpo, tenha certeza!

Nós liberamos o hormônio do estresse, o cortisol, e aí começam os desequilíbrios físicos, as alergias, dores no estômago, problemas fisiológicos, entre outros.

Sem falar no preço que a nossa carreira pode pagar. Um gestor tóxico compromete o desenvolvimento profissional e as possibilidades de crescimento dentro da empresa, já que se deixarmos contaminar, nos tornaremos mais fechados, desmotivados, descomprometidos… e “vamos deixando a vida nos levar”.

O clima é de “salve-se quem puder” e para não perdermos o controle da situação e evitar agressões, entramos numa espécie de modo de sobrevivência, perdemos o foco no que realmente deveríamos focar, nos resultados, mas nosso foco está onde? Nas estratégias de sobrevivência diante de um gestor tóxico! Todos perdem: nós, ele e a empresa.

Vou te dar algumas dicas para ajudar a contornar estas situações. Aprendi a usá-las na prática, mas podemos aprender várias maneiras por intermédio da inteligência emocional.

1) Se posicione com inteligência

Em situações constrangedoras ocasionadas por gestores tóxicos, minha primeira dica é: não se anule, apenas se posicione com profissionalismo e inteligência. Você sabe quem você é.

Quando você assume o seu posicionamento o gestor perceberá que você não é uma pessoa influenciável e não está aberta para cair na teia do assédio moral, mas que você tem o controle das suas emoções.

Diante de um posicionamento agressivo ou mesmo provocativo, use sua inteligência emocional a seu favor, gestores tóxicos tendem a ficar “sem munição” quando você se comunique de forma pragmática, com fatos, voltados somente ao trabalho que você desenvolve.

2) Acredite em você

Gestores tóxicos tem uma característica marcante, eles adoram se aproveitar de pessoas manipuláveis, como marionetes. São experts em influenciar sua autoconfiança. Eu sempre digo às minhas mentoreadas e clientes, traga à memória suas qualidades, seus talentos, as histórias de superação que você já teve que passar. O autoconhecimento te ajudará a fortalecer o que você tem de melhor, não aceite feedbacks vazios, comunique isso a ele dizendo que você está disponível para uma comunicação mais efetiva, realista e construtiva. Mantenha seu profissionalismo.   

3) Busque a razão

Vou confessar que já tive dias que gostaria de gritar, sair batendo portas, falar “poucas e boas” … quem nunca?!

Não façam isso!!Ok! Estamos lidando com pessoas que não tem sua inteligência emocional desenvolvida e ela pode usar qualquer atitude nossa contra nós mesmos.

Quando estamos neste contexto precisamos trazer razão às nossas emoções, caso não consiga fazer isso sozinho, busque apoio com um Coach ou Mentor, pois você aprenderá técnicas e metodologias práticas que lhe ajudarão a lidar no dia a dia com os comportamentos destes gestores.

4) Use canais de denúncia

Não tenha dúvidas, use os canais oficiais e confidenciais da empresa onde você está hoje para denunciar qualquer ato ou comportamento que denigra seus valores, que lhe desrespeite, tente reunir provas concretas, e-mails, mensagens digitais etc.

O canal oficial não é uma colega ou um amigo de trabalho, cuidado! Isso pode lhe prejudicar e você corre o risco de represarias e até demissão. Você já deve ter ouvido alguma coisa que veio pela “rádio peão”, e você pode ser a próxima notícia.

5) Arrume sua mala.

Ah! Aqui o papo é mais sério ainda! Nem você e nem ninguém deve se sentir obrigada a permanecer ao lado de gestores tóxicos que usa como ferramenta de trabalho o assédio moral. Claro que você não deve desistir de primeiro, mesmo porque dei algumas dicas acima para não precisar chegar neste; mas se todas as suas alternativas e estratégias não tenha dado certo, é hora de arrumar a mala e partir para sua liberdade e ser valorizada em outro lugar. Visto que se mesmo você acessando a empresa e ela não ter tomado atitudes relevantes, significa que ela está “aprovando” os comportamentos do gestor dela, e dinheiro ou cargo algum poderá pagar os problemas (saúde física e emocional) que você poderá enfrentar se permanecer por ali. Acredito há vida fora deste ambiente, você poderá encontrar lugares e pessoas melhores para compartilhar das suas competências. Parta para sua transição profissional com os pés nos chãos, você pode se preparar para isso para se sentir mais seguro!

Espero ter lhe ajudado de algum modo!! Se valorize!

 

Camada 1

Alessandra Lazarin é multiempreendedora, palestrante, Coach e Mentora de Carreira, Vida e Negócios. Certificada como Leader and Professional Coach, Master Coach em Inteligência Emocional, Propósito e Sentido da Vida. Por mais de 20 anos atuou na área executiva, desenvolvendo e gerenciando projetos, liderando equipes e organização de eventos nacionais e internacionais. É Bacharel em Secretariado Executivo Bilíngue (espanhol) com ênfase em Administração de Empresas e Especializações em Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Voluntariado Empresarial.

Camada 1

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Camada 1
2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
presenca-online-campanha-touche (6)
vinheta-abril-2021-banner (8)
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow