Você sabia que Autocuidado e Autoestima são termos inseparáveis?
Por Nadya Totti Yagui

publicado em

Assim como nosso corpo é formado por órgãos vitais, que sem o funcionamento deles não temos vida, assim é a ligação do autocuidado com a nossa autoestima. Se ambos não andarem juntos e não estiverem “saudáveis” vamos contraindo diversas doenças físicas, mentais e psicológicas.

Diariamente, pequenas ações, quando em excesso, podem ir diminuindo aos poucos nossa autovalorização. Ignorar necessidades e desejos, viver em função de opiniões de quem está a sua volta e colocar-se em segundo plano são algumas das atitudes que nos prejudicam na construção de quem somos.

A atenção que damos a aspectos simples de nossa rotina, como o cuidado que temos com nosso cabelo, pele e vestimentas é de extrema importância, pelo contrário do que muitos podem pensar. São nas pequenas ações que o autocuidado se inicia, tendo como consequência o aumento da autoestima.

O autocuidado está relacionado ao bem-estar próprio e, consequentemente, à saúde.

Enquanto a autoestima tem o poder de nos valorizar construindo uma identidade de confiança com nós mesmos.

E o que é a autoestima?

A palavra autoestima no dicionário significa qualidade de quem se valoriza, se contenta com seu modo de ser e demonstra, consequentemente, confiança em seus atos e julgamentos.

Gosto de dizer que ela é a satisfação do indivíduo com a sua identidade, ou seja, uma pessoa dotada de confiança e que valoriza a si mesmo.

É importante ressaltar que a autoestima não é construída só com o que pensamos sobre nós. Costumamos muito valorizar a opinião alheia. Um elogio ou uma crítica tem um efeito muito grande, para o bem ou para o mal, na maneira como nos enxergamos, e é aí que mora o perigo.

No momento que você recebe um elogio ou crítica, é necessário destinar atenção para si e mostrar que você é digno de seu tempo, e merece o bem-estar.

A autoestima e o autocuidado não se resumem a aspectos do corpo. A autoanálise é importante para que haja consciência sobre os limites, qualidades e defeitos inerentes à nossa personalidade.

Quer descobrir como está seu autocuidado e sua autoestima?

Pergunte a si mesma: O que lhe motiva? Você está descansando o suficiente no dia a dia? Está feliz com a vida que leva? Estes questionamentos podem lhe guiar em uma jornada de “autoconhecimento” para que possa tomar medidas que defendam sua felicidade. Só amando a si mesmo é possível amar o próximo.

Espero que esse conteúdo tenha contribuído para você!  Se ele te ajudou de maneira positiva e acredita que ajudará outras pessoas, curta e compartilhe em suas redes sociais.

Um forte abraço repleto de autocuidado e autoestima!

Camada 1

Nadya Totti Yagui é consultora de Beleza independente Mary Kay. “Minha missão é transformar vidas através da beleza e te ajudo a empreender com sucesso!”

Camada 1

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

os mais lidos na semana

Temas Procurados

Camada 1
2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
presenca-online-campanha-touche (6)
vinheta-abril-2021-banner (8)
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow