Competências para a autogestão
Imagem por Felipe Furtado em Unsplash
Por Alessandra Lazarin

publicado em

Mas o que é autogestão? É a capacidade de conhecer, administrar e controlar nossas próprias emoções. Seja no aspecto pessoal ou profissional, a autogestão é a capacidade que temos para guiar os nossos próprios caminhos, reconhecendo o que é necessário para conquistar os nossos objetivos.

As competências definidas como “estratégicas” são aquelas necessárias para desenvolver a capacidade de administrar a si mesmo nas diversas áreas da vida, mas existem alguns fatores fundamentais que influenciam a autorregulamentação e a autodeterminação.

Estes fatores se referem às dimensões cognitivas, motivacionais e afetivas e causam um impacto significativo na capacidade de autogerenciamento em situações como trabalho, na área pessoal e crescimento profissional.

Se queremos chegar em algum lugar ou conquistar algo precisamos ter uma direção clara. Nas Aventuras de Alice no País das Maravilhas, durante o enredo Alice se sente perdida e quando pergunta para o Gato por qual caminho ela deve seguir.

O gato diz: “Para onde você vai, Alice?” e Alice responde: “Eu não sei bem para onde estou indo”.

Diante de tal resposta, o gato diz: “Então, não importa para onde você vai, se você não sabe para onde está indo”.

Fica claro que ela não é a protagonista da sua própria vida, e se torna dependente de um terceiro, neste caso o “Gato”. 

Saber dirigir nossa vida tomando a direção mais assertiva é uma habilidade essencial para nossa realização pessoal.

Se escolhermos vários caminhos e direções diferentes, será mais difícil chegar ao nosso destino.

Que hábitos ou comportamentos estão direcionando suas escolhas?

Você sabia que os hábitos nos direcionam? 

Todos nós temos a capacidade de dirigir nossas vidas, mas os hábitos, em grande parte, decidem onde.

Hábitos e crenças aprendidas influenciam fundamentalmente nossas decisões e escolhas, pois estão padronizadas em nossa mente, elas foram construídas desde a nossa infância, durante a nossa trajetória de vida. 

Mesmo que tomemos decisões conscientes e voluntárias, nossa maneira habitual de fazer as coisas será imposta até decidirmos o contrário e reverter o processo.

Não é que o poder de decisão seja fraco, mas que nossos hábitos nos condicionam de tal forma que muitas vezes dificultam nossas boas intenções.

Se tomarmos consciência disso, podemos redirecionar nossas vidas com maior liberdade e autocontrole.

A autogestão pessoal poderá trazer enfrentamento de padrões e crenças limitantes, mas em contrapartida lhe trará liberdade de pensar de modo diferente, de mudar comportamentos, de iniciar novos hábitos, de criar crenças fortalecedoras, garantirá inteligência emocional, autonomia e organização necessária para alcançar o seu potencial. 

O equilíbrio da vida pessoal e profissional se dá pela autogestão, pois você conhecerá os seus limites e alcances, buscará potencializar o que tem de melhor e buscará estratégias para superar as suas características negativas. 

Dicas de como você pode iniciar seu processo da “autogestão”:

  1. AUTOCONTROLE

Em situações em que percebemos que estamos prestes a perde o controle das nossas emoções, devemos primeiro pensar antes de agir, sendo responsável por nossas ações, evitando realizar julgamentos antecipados. 

  1. AUTOMOTIVAÇÃO

Para atingir nossas metas e objetivos, seja em nossa vida diária ou profissional, é essencial ter entusiasmo, persistência e motivação constantemente. Não basta pensar ou querer alcançar a realização que queremos e sonhamos, a automotivação é a chave para obter o impulso necessário para alcançar nossos objetivos e que, diante de uma dificuldade, encontramos a melhor solução.

  1. ESTEJA ABERTO ÀS MUDANÇAS

Para o desenvolvimento e realização de nossas metas e objetivos, é importante ter a flexibilidade necessária para estar aberto à mudança, para se adaptar e se ajustar a novos ambientes. Estar disposto a seguir caminhos diferentes até conseguirmos o que desejamos.

  1. AUTORRESPONSABILIDADE

Diante de um desafio, é mais fácil e rápido adotar o papel de vítima e buscar ou “inventar” os culpados. Para obter o sucesso desejado, devemos esquecer esta posição, sendo responsáveis por nossas ações, erros e decisões. 

  1. PERMITA DESAFIAR-SE

Não devemos nos manter na zona de conforto, lá tudo é igual, vamos perseguir novos desafios e agir. Não devemos abandonar ou esquecer o que desejamos. Foque os seus esforços nos seus objetivos e seja otimista.

  1. ASSERTIVIDADE

Expressar o que nos incomoda ou simplesmente discordar de uma ideia ou opinião não é apenas válido, mas também saudável. No entanto, devemos aprender a dizer não sem ofender, enfrentando a situação com respeito. O respeito mútuo e a consciência disso faz toda a diferença. 

  1. AUTOCONHECIMENTO

Para conseguir uma autogestão eficaz e para estar em harmonia, é essencial introspecção. Conhecer nossas características, pontos forte e limitações nos ajudará a desenvolver e melhorar as habilidades necessárias para o crescimento pessoal e profissional.

Lembre-se de que a mudança começa por nós mesmos!

Você é a sua casa! É seu dever cuidar dela!

Camada 1

Alessandra Lazarin é multiempreendedora, palestrante, Coach e Mentora de Carreira, Vida e Negócios. Certificada como Leader and Professional Coach, Master Coach em Inteligência Emocional, Propósito e Sentido da Vida. Por mais de 20 anos atuou na área executiva, desenvolvendo e gerenciando projetos, liderando equipes e organização de eventos nacionais e internacionais. É Bacharel em Secretariado Executivo Bilíngue (espanhol) com ênfase em Administração de Empresas e Especializações em Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Voluntariado Empresarial.

Camada 1

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Camada 1
2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
presenca-online-campanha-touche (6)
vinheta-abril-2021-banner (8)
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow