A gestão do conhecimento
Por Andrea Rehem

publicado em

Estamos em tempos em que tudo muda a todo instante: necessidades, relacionamentos, conexões, trabalho, lazer. Somos bombardeados por uma grande quantidade de informações, notícias, muitas vezes sem muita utilidade, tornando nosso ambiente complexo, pouco previsível e de escolhas angustiantes.

A volatilidade, tão bem-marcada, requer de todos nós um grande esforço para nos mantermos atentos, presentes e com a mente diligente para interpretar a realidade para uma melhor tomada de decisão.

Entre ganhos e perdas

As opções e suas variáveis se multiplicam, gerando o desconforto, porque toda escolha implica em ganhos e perdas. Oscilamos entre a segurança e a liberdade como sentimentos opostos diante de um cenário cada vez mais desafiador.

Lembro-me que, ao planejar meu curso superior, a necessidade era conseguir meu diploma, o quanto antes, para ingressar no mercado de trabalho com mais oportunidades, segura de já ter uma profissão, como se o conhecimento fosse algo finito.

Todavia, a realidade não é bem assim. Tão logo o certificado estava em mãos, percebi que ele já não era mais o suficiente. O meu ponto de chegada havia se transformado num novo ponto de partida. Ainda me reconheço como uma profissional em formação.

Gestão do conhecimento

0 conhecimento é um importante ativo para os profissionais que desejam permanecer no mercado de trabalho por mais tempo. Ampliar as experiências e, com isso, conquistar uma bagagem diversa, cooperando para desenvolver outros talentos e multiplicar os resultados.

Embora a gestão do conhecimento seja um patrimônio particular, ele é seu, tudo o que você aprendeu ao longo da vida, nas empresas, com seus gestores, amigos, família, você leva consigo para usufruto coletivo.

Como dizia Paulo Freire: “A educação não transforma o mundo. A educação muda as pessoas e as pessoas mudam o mundo”.

Consciência individual e coletiva

Perceba a importância de desenvolver sua consciência individual, seus talentos e habilidades, para contribuir com a sua comunidade, no seu trabalho ou na sua vida em família. Qual a utilidade de uma ferramenta senão para facilitar o dia a dia? Para que serve uma chave se ela não abre portas?

Essa pandemia acelerou vários processos de inovação, provocando uma reciclagem de ideias e comportamentos. Além disso, possibilitou novas configurações para o trabalho e o estudo, permitindo a execução de várias tarefas à distância.

Todavia, cabe ressaltar que também percebemos a fragilidade presente em realidades diversas, com grande carência de recursos como uma boa internet, um espaço dedicado ao home office e às atividades escolares.

Revolução e seu efeito adverso

Nessa revolução, a empresa e a escola invadiram o espaço doméstico, tiveram de aprender a conviver com as demandas da vida privada e a nossa pluralidade de papéis. Nosso abismo social tornou-se mais profundo, seja pelo alto índice de desemprego, com a falência de muitas empresas, bem como a evasão escolar, como consequência do fechamento das escolas e sua estrutura precária.

A educação, o conhecimento e o trabalho são vias de acesso a uma vida com mais qualidade e dignidade, precisaremos de um esforço coletivo, por meio de ações de equidade e igualdade, para promover oportunidades que apoiem o crescimento sustentável da nossa economia no curto e longo prazo.

Bons negócios para você!

Camada 1

Andrea Rehem de Macedo é assistente executiva há mais de 20 anos. Bacharel em Tradução e Pós-graduanda em Empreendedorismo e Gestão de Negócios. Estudou teatro, possui cursos em Comunicação Não Violenta, Gestão de Conflitos, Persuasão, Negociação, Oratória, entre outros. Paulistana de nascença, morou também em São Luís/MA, Rio de Janeiro/RJ, Vitória/ES. Atualmente é fundadora da ArmExec, empresa de assessoria executiva bilíngue remota. Participa de palestras para o público do secretariado e é colunista no Jornal 140, coletivo eletrônico. Nas horas vagas divide seu tempo entre a família, os amigos, a literatura e o mundo dos vinhos.

Camada 1

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

os mais lidos na semana

Temas Procurados

Camada 1
2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
presenca-online-campanha-touche (6)
vinheta-abril-2021-banner (8)
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow