Práticas do dia a dia para o trabalho home office
Imagem de StockSnap por Pixabay
Por Deisiane Zortéa

publicado em

Após a pandemia, houve a necessidade na adaptação rápida do trabalho em Home office.
Em mais de um ano de pandemia, houve muito aprendizado e resiliência por parte das secretárias executivas, que foram para home office e também pelos seus gestores.
Mesmo assim, percebe-se que algumas secretárias, tem tido dificuldades na adaptação do trabalho em home office, na gestão das atividades, na comunicação com a equipe, organização com gestores e até mesmo na conciliação com as atividades em casa.

Então, segue aqui algumas dicas para quem está em home office, tanto como funcionária, como empreendendo com o Secretariado Remoto.

Saia de casa: Parece contraditório, ainda em momento de pandemia, mas eventualmente sair de casa, com todos os cuidados necessários, fará com que saia da rotina de um trabalho em casa. Trabalhar em um local diferente, como cafés, coworking, casa de amigos ou familiares, é uma opção para ter uma descompressão que o trabalho em home office faz, para que não está preparada.

E se na sua região ainda estiver com várias restrições devido a pandemia, saia de casa, somente para uma atividade rápida ao ar livre, como uma caminhada, ou alguma outra atividade. Lembrando sempre dos cuidados necessários devido a pandemia.

Faça reuniões virtuais: faça isso com seus clientes, caso seja uma secretária remota, ou faça reuniões com sua equipe. Pode ser reuniões de trabalho, ou só para um bate-papo descontraído. As reuniões virtuais eventuais (sem exageros) faz com que alinhe os objetivos de ambas as partes e atividades.

Seja organizada: nada de improvisos e desorganização. Reserve no seu dia ou semana uma rotina para organizar o seu home office, sua agenda, suas atividades, o administrativo da sua empresa. Lembre-se que se estivermos no meio de uma bagunça, nossa mente também ficará bagunçada. Ter metodologia de trabalho fará com que você tenha mais foco e produtividade.

Organize a rotina da sua casa e da sua família: avise a diarista, vizinhos, amigos, familiares que apesar de você estar em casa, você está trabalhando, portanto, aquele bate papo no meio da tarde, visitas e outras questões, devem ser programadas com antecedência. Para os familiares, filhos e frequentadores da sua casa, sinalize eles quando você está trabalhando, pode ser uma placa na porta do seu escritório ou um sinal simples de que você está trabalhando e que deverá ter foco e concentração no seu trabalho.

Tem tarefas domésticas para fazer? Então reserve um ou alguns horários durante o dia para isso. Se possível for, peça contribuição para quem está na sua casa também. Organizando essas rotinas domésticas, com horários fixos irá lhe ajudar a ficar totalmente focada e centrada no seu trabalho e as coisas fluem com mais facilidade.

Agora, quem tem filhos pequenos não é tão simples assim, ter uma rotina fixa, não é? Então, o que acha de pedir uma ajuda, para que está por perto? Consultoras do Sono também podem ajudar a colocar rotina para a família e crianças, não somente rotinas do sono, mas também a rotina de todas as atividades das crianças.

Cronometre o quanto de tempo você usa para seu trabalho em Home Office e quanto tempo leva para as atividades domésticas e cuidados com a família. Uma franqueada da D.Zortéa, quando começou a trabalhar como secretária remota, cronometrou o tempo diário dela e descobriu que gastava cerca de 12 horas com serviços domésticos e com a família. Portanto se continuasse assim, não poderia dedicar tempo para a sua empresa. Sabendo disso ela organizou a agenda da família de tal maneira, para poder se dedicar pelo menos 6 horas ao secretariado. Isso requer muita dedicação, disciplina e colaboração da família.

Estas são 4 práticas utilizadas que eu utilizo desde 2010, quando comecei o trabalho Remoto com Secretariado e que tem dado certo, até hoje.

Camada 1

Deisiane Zortéa é empreendedora, apaixonada por organização e metodologia e ajudar aos outros. Atuou por mais de 16 anos em empresas como secretária com funções de assistente administrativo, compras, assistente financeiro e assistente de recursos humanos. É formada em Administração de Empresas, com especialização em Pedagogia Empresarial, Programação Neurolinguística, Thinking Environment, Coaching e Fundadora da D.Zortéa Secretariado Remoto.

Camada 1

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

1 Comment

  1. Deisiane Zortéa , adorei o conteúdo. Eu tenho paixão em servir e resolver problema Sou formado em Secretariado Executivo e atuo na área, remotamente. Adoro minha profissão e estes conteúdos são riquíssimos para o meu desenvolvimento. Obrigado e parabéns.


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

os mais lidos na semana

Temas Procurados

Camada 1
2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
presenca-online-campanha-touche (6)
vinheta-abril-2021-banner (8)
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow