Autonomia e Autorresponsabilidade

Entenda como estas duas competências impactam e podem te promover

Por Ana Kekligian

publicado em

A autonomia é uma competência da atualidade e, um profissional que deseja se manter constantemente atualizado e em crescimento, deve trazer à sua consciência a resposta para as seguintes questões: atendo de forma eficaz a minha autonomia conquistada? Concedo autonomia aos meus liderados?

A resposta para estas questões é importante pois, no tempo em que vivemos, trabalhando em Home Office, ficou claro que, uma pessoa com esta qualificação apresenta um diferencial perante a outros e se torna indispensável. E isto não vale somente para quem é contratado de uma empresa, mas também para quem atua como secretária(o) remota(o) de forma autônoma.

Antes de mais nada, é preciso entender que para ganhar autonomia, é necessário trabalhar a autorresponsabilidade. Mas, o que isto significa?

O que é autonomia e autorresponsabilidade?

A autonomia está ligada a liberdade que o indivíduo tem de executar suas responsabilidades de forma livre, de acordo com suas escolhas e decisões. Um profissional autônomo é aquele que sabe seu propósito no trabalho, sabe se posicionar, possui uma comunicação assertiva e inspira confiança ao seu redor. Ele não tem medo de mudanças, se arrisca e enfrenta as situações com uma visão aguçada e autorresponsável.

Já a autorresponsabilidade, é a competência que traz ao profissional a capacidade de assumir a responsabilidade diante das situações, o tira do vitimismo e faz com que ele busque soluções para os problemas. Este profissional não procura culpados e nem se culpa, não gasta o seu tempo com justificativas e sim com uma mudança de atitude e com isto, ele inspira, inclusive, os seus liderados de forma que eles também assumam seus erros e os resolvam.

E por que estas duas competências andam juntas?

Isto acontece porque a autorresponsabilidade é a força básica para o desenvolvimento da autonomia. Veja bem, uma secretaria(o) que:

  • Foca da resolução de seus problemas;
  • Tem uma atitude positiva diante de desafios;
  • Não busca culpados e sim investe em aprender com os erros;
  • Investe em melhorias nas suas relações e no seu autoconhecimento;

É um profissional que está mais bem preparado para assumir com autonomia suas funções E foca na produtividade e assim, ganha cada vez mais espaço e confiança. Consequentemente ele também conquista reconhecimento, promoções, novos projetos e desafios.

Diante disso, é importante enfatizar que, para o profissional do secretariado caminhar de forma proativa, é necessário que tenha autonomia, o que, geralmente, lhe é concedido. No entanto, é importante entender que poderá existir limitações específicas para cada tarefa realizada.

Porque, o mesmo profissional pode trabalhar de uma forma que tenha total liberdade para, por exemplo, organizar reuniões e por outro lado, possuir uma liberdade parcial para redigir atas de reuniões. Por isso, é necessário alinhar, seja com o gestor ou, no caso de autônomo, com os clientes, até onde vai esta autonomia. Este discernimento serve para que o profissional não corra riscos desnecessários, não perca ritmo e não confunda o real significado do que é autonomia.

E esta confusão acontece quando o profissional ainda não tem as informações e experiências necessárias para fazer tal avaliação. Então, aqui estão alguns pontos sobre o que não é autonomia: agir de forma individualista, competir em excesso, ameaçar ou pressionar, falhas de comunicação como: linguagem passiva-agressiva ou medo de expressar um posicionamento, arrogância, perfeccionismo e tendência a se isolar.

Todas estas características, na verdade, afastam o profissional de alcançar a autonomia pois, esta competência age de forma a integrar pessoas, ideias e projetos em prol de um resultado positivo para todos. E desta forma, é possível entender todos os benefícios que esta aptidão traz a carreira de qualquer pessoa.

E são elas: um maior senso de pertencimento a equipe e a cultura em que está inserido, maior produtividade, estabelecimento de forte vínculo de confiança com as pessoas, criatividade em alta e facilidade em descobrir novas habilidades, contribuição de forma eficaz em projetos, melhorias para o ambiente de trabalho e mais felicidade, saúde e equilíbrio em todos os âmbitos da vida.

Com isto, é possível perceber que, quando uma (um) secretária(o) aproveita as oportunidades, toma decisões assertivas e pensando na integração e bem-estar dos envolvidos, está sendo responsável por si mesmo e pela empresa e com isso aumentam suas chances de assumir maiores responsabilidades e grandes desafios. Por isto, é importante aprender com erros, apreciar as vitórias e agir sempre buscando uma solução. Um profissional com estas qualificações tem um valor incalculável.

E nunca se esqueça: a autonomia é sua, mas o sucesso é de todos!

Quer potencializar a sua autonomia? Me escreva: anak@ebrccoaching.com.br

Camada 1

Ana Kekligian é Master Coach de Desempenho e Especialista em Inteligência Emocional com foco na vida pessoal e profissionalIdealizadora da EBC (Empresa Brasileira de Coaching). Atualmente, possui cinco importantes certificações internacionais pelo IBC (Instituto Brasileiro de Coaching): Professional & Self CoachingCoaching EricksonianoMaster Coach, Inteligência Emocional e Análise Comportamental. Conta também com a certificação de Especialista em Inteligência Emocional pela SBIE (Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional) e Especialista em Produtividade com: Triad Certified Productivity Specialist, formada pela TriadPS. É mãe, filha, irmã, tia, amiga, noiva e CEO de si mesma.

Camada 1

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

4 Comments

  1. Parabéns pelo excelente Artigo. Sucessos 🌹 fraternos abraços Neuralice Maina e Dir Sinsepar PR.

    • Neuralice, que alegria receber seu comentário.
      Isso me enche de entusiasmo.

      Vamos nos seguir nas redes e etabelecer um maior contato.
      A disposição sempre.

  2. Ana, parabéns, como sempre conteúdo excelente. Gratidão por compartilhar seus conhecimentos, amei.


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Camada 1
2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
presenca-online-campanha-touche (6)
vinheta-abril-2021-banner (8)
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow