Empreendedorismo como oportunidade
Imagem por Luke Southern em Unsplash
Por Andrea Rehem

publicado em

O Governo, atento à nova economia, vem incentivando a regularização das atividades autônomas por meio de políticas fiscais e tributárias, como abertura de empresas por meio do MEI (Microempreendedor individual) com direito ao INSS e impostos reduzidos.
O recolhimento de impostos, por parte do governo sobre os empreendedores legalizados, foi uma estratégia para aumentar a arrecadação e financiar suas contas e a dívida pública. O empreendedorismo sempre existiu, mas nunca foi tão estimulado como vemos atualmente.

Outros fatores são: a flexibilização da CLT e a “pejotização” das atividades profissionais, que estão desenhando um novo cenário nas relações trabalhistas. Nunca se abriu tantas empresas, o empreendedorismo cresce estimulando a economia, criando postos de trabalho e impactando os índices de desemprego.

Contratações como Pessoa Jurídica

Podemos notar também, um movimento por parte de alguns empregadores a contratação de mão de obra como pessoa jurídica, uma estratégia encontrada para reduzir os custos com a folha de pagamento, presente nas contratações em regime de CLT.

Para o nosso público, o secretariado remoto deixou de ser uma tendência de futuro para ser uma possibilidade no presente. Com a diminuição dos postos de trabalho no mundo corporativo, por conta da pandemia, essa opção se torna cada vez mais viável como fonte de renda, além de uma oportunidade de transição de carreira para autônomo, independente da idade e da localidade.

Oferta e demanda

O mercado é regulado pela demanda e pela oferta. O profissional de secretariado tem um perfil multidisciplinar por essência e pode sim se beneficiar dessa nova configuração.

Nossa economia está aquecida, portanto esteja preparada e preparado para identificar como é possível atender essa demanda. Há pequenos empreendedores que precisam de assistência para o desenvolvimento de seus negócios. A assessoria de uma secretária remota ou assistente virtual pode potencializar os resultados para os dois lados.

Sabemos que o fator renda é uma variável importante, dela depende uma melhor gestão do nosso orçamento doméstico. Entretanto, há opções de trabalho por projeto, além de um contrato fixo, no qual você pode diversificar seus ganhos com várias fontes de renda.

Segurança Jurídica

 Toda essa novidade merece nossa atenção. A contratação como pessoa jurídica requer um contrato de trabalho, embora mais flexível que a CLT, precisa garantir um ambiente jurídico seguro na execução de suas tarefas, com a remuneração e descanso adequados, principalmente nos contratos de longo prazo.

As obrigações quanto à garantia na prestação do serviço, na melhor forma, bem como os recursos necessários ao desenvolvimento das atividades, o pagamento conforme condição acordada, fazem parte das obrigações legais e valem tanto para o contratante quanto para o contratado.

Procure um advogado trabalhista e tenha um contrato de prestação de serviços, se for a sua atividade profissional, no qual direitos, deveres, descrição das atividades, remuneração, descanso como férias, para os contratos de maior duração, estejam claros para todos.

 

Qualidade e longevidade nas parcerias

Transparência e responsabilidade representam valores inegociáveis. A qualidade e longevidade das parcerias estão apoiadas na confiança e no comprometimento das relações humanas em todos os círculos de interação, pessoal e profissional.

Embora sejamos seres autônomos, há uma interdependência que nos une e favorece o nosso crescimento como indivíduos e sociedade. Colaborar para o sucesso do outro é transformar a realidade e assumir a nossa responsabilidade no mundo que merecemos.

Bons negócios para você!

Camada 1

Andrea Rehem de Macedo é assistente executiva há mais de 20 anos. Bacharel em Tradução e Pós-graduanda em Empreendedorismo e Gestão de Negócios. Estudou teatro, possui cursos em Comunicação Não Violenta, Gestão de Conflitos, Persuasão, Negociação, Oratória, entre outros. Paulistana de nascença, morou também em São Luís/MA, Rio de Janeiro/RJ, Vitória/ES. Atualmente é fundadora da ArmExec, empresa de assessoria executiva bilíngue remota. Participa de palestras para o público do secretariado e é colunista no Jornal 140, coletivo eletrônico. Nas horas vagas divide seu tempo entre a família, os amigos, a literatura e o mundo dos vinhos.

Camada 1

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

os mais lidos na semana

Temas Procurados

Camada 1
2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
presenca-online-campanha-touche (6)
vinheta-abril-2021-banner (8)
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow