Como organizar sua rotina no Home Office
Imagem por Major Tom Agency em Unsplash
Por Bárbara Bora

publicado em

Um dos grandes desafios que o isolamento e a forma híbrida de trabalho nos trouxeram, sem dúvida nenhuma, foi a organização e a rotina no Home Office. Muitas pessoas reclamam das distrações, outras do excesso de conforto por estarem em casa, e outras por questões de horário flexível e dificuldade em se organizar.

A produtividade é um outro fator de atenção para quem considera trabalhar em casa um obstáculo. Estar num ambiente familiar com horários diferentes, com recursos eletrônicos, barulho de vizinhos e móveis confortáveis pode ser extremamente atrativo e altamente perigoso para as tarefas que temos que desenvolver ao longo do dia.

Muitas pessoas se adaptaram, mas tantas outras sofrem com o planejamento da semana e pensando nisso, vou te dar algumas dicas de como organizar sua rotina sem cair em tentações que podem atrapalhar seu trabalho.

A primeira coisa para tornar seus dias mais produtivos é deixar claro para sua família seus horários de trabalho. Avise sobre seu horário de início, término, assim como suas pausas. Caso tenha filhos pequenos que ainda não conhecem o relógio, explique que enquanto estiver usando o computador em determinado ambiente estará trabalhando e por isso precisa de silêncio e concentração. Caso tenha filhos maiores ou se morar com outras pessoas, se sentir necessidade, coloque um bilhete na porta com seus horários e quando for participar de uma reunião avise para não ser interrompido.

Assim como avisar seus familiares sobre seus horários, é fundamental que você tenha claro e respeite seus horários de entrada e saída, assim como horário de almoço. Não se deixe levar por estar em casa. Respeite seu expediente como se estivesse na empresa.

Outro ponto que prejudicial para algumas pessoas são os aparelhos eletrônicos. Deixam televisão e aplicativos de músicas ligados pode ser uma grande distração. Se perceber esses aparelhos podem atrapalhar seu dia, se policie para deixá-los desligados, ou mude de ambiente ou ainda, se não for possível, tente usar fones antirruídos que abafam esses baralhos.

Algumas pessoas conseguiram nesse tempo adaptar, em suas casas, um espaço exclusivo para o trabalho, mas caso você não tenha esse cantinho para o home office, tenha cuidado em trabalho no sofá ou poltronas. Lembre-se que apesar desse excesso de conforto você está trabalhando.

Já que falamos sobre o ambiente de casa, quando acordar tire o pijama, coloque uma roupa de trabalho, mas que seja confortável e se arrume. Isso já vai ajudar muito a encarar o dia de forma diferente.

E a última dica, que considero ser a dica de ouro e (que é quase que) infalível, é o planejamento. Planeje sua semana e seus dias. Escolha um dia de sua preferência e liste tudo o que precisa ser realizado ao longo da semana. Deixe intervalos para eventualidades e para tarefas que surgirem de urgência. Use uma agenda, bloco de notas, planner, agenda eletrônica, o que for melhor para você, mas anote de forma que você tenha visão de como será sua semana e suas pendências. Isso vai te motivar e te incentivar para a semana que entra, além de se organizar para seus compromissos profissionais e pessoais.

Espero que consiga colocar em prática todas essas dicas e que te ajude no seu dia a dia, aumente sua produtividade e redução as distrações causadas pelo Home Office!

Camada 1

Bárbara Bora é Secretária Executiva Remota e bacharel em Secretariado Executivo Trilingue, formada pela FECAP/SP, tecnóloga em Eventos pela FMU/SP e MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela FMU/SP. Tem trabalhado com executivos, CEO’s, empreendedores e profissionais liberais. Leciona em cursos na área de Secretariado e Recepção. Mãe do Lucca e da Lara, seus principais motivos em empreender. “O Secretariado me escolheu e me acolheu. Tenho paixão em servir e resolver problemas. Amo minha profissão!”

Camada 1

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

1 Comment

  1. Bárbara Bora, adorei o conteúdo. Eu também tenho paixão em servir e resolver problema Sou formado em Secretariado Executivo e atuo na área, remotamente. Adoro minha profissão e estes conteúdos são riquíssimos para o meu desenvolvimento. Obrigado e parabéns.


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Camada 1
2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
presenca-online-campanha-touche (6)
vinheta-abril-2021-banner (8)
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow