Entender a Cultura para atender com excelência
Por Adriana Carvalho

publicado em

Quando falamos sobre atender um executivo expatriado, dar suporte a um time de estrangeiros ou mesmo sobre nos relacionarmos no dia a dia com alguém que não seja da mesma cultura que a nossa, é muito importante uma primeira abordagem com a mente aberta. Nos livrarmos de ideias pré-concebidas sobre esta ou aquela cultura é a melhor maneira de se começar.

Às vezes, não será fácil entender o porquê de determinada pergunta ou solicitação, mas, lembrando que o seu “cliente” vem de um país completamente diferente do seu, cujas necessidades são supridas de maneiras diferentes, já vai te flexibilizar muito a abordagem e a acolhida.

Ao receber um executivo expatriado, pesquise sobre a cultura. Aprender alguns aspectos já te dará uma boa bagagem. Considere os seguintes itens como os mais básicos para se aprender de forma rápida:

Comida – como é a alimentação no outro país? Quais os hábitos por lá? O que se pode ou não fazer à mesa? Qual o motivo de o estrangeiro preferir alguns alimentos que, aos nossos olhos, são meio “estranhos” ou preparados de maneira diferente?

Etiqueta nos negócios – como receber um visitante sem estar desrespeitando a cultura do outro? Parece um pouco desnecessário falar disso, visto que a cultura ocidental tem mais similaridades neste quesito, variando mais no modo de ser de cada povo, mas com a Ásia (especialmente a China) tomando um lugar muito importante no mundo dos negócios atualmente, esse é um aspecto muito importante a se considerar, pois as regras de etiquetas nos negócios (e tem uma lista bem ampla aí dentro) são muito diferentes das do ocidente. Vamos falar disso em um outro artigo, específico para este tópico.

Qual a dinâmica familiar no país de origem? Este assunto considero bem importante para, especificamente, profissionais brasileiros que irão, em certo momento, ter que dar um suporte também à família do expatriado. Muitas vezes, você vai se deparar com situações difíceis para a família, mas simples aos seus olhos. Entenda, como é a estrutura familiar no local de onde eles vêm, antes de achar que a dificuldade do outro é “bobagem”. Podemos usar como exemplo aqui, para ilustrar, a maneira como os alemães são ensinados, desde pequenos, a fazer a separação, meticulosa, do lixo para reciclagem. Desde bem pequenos, eles aprendem, por exemplo, que tem hora certa para descartar adequadamente o lixo, de forma a não incomodar o vizinho. Imagine uma família chegando, expatriada, em um país em que este tipo de coisa não é levado em consideração e que o vizinho de porta descarta garrafas barulhentas às 21h, todos os dias?

Forma de pensar e maneira de executar tarefas – é de extrema importância entender a lógica do pensamento do outro. Considere que foi criado em ambiente com história e cultura completamente diferentes do seu.

E, por último, não julgue. Lembre-se de praticar a empatia. Coloque-se no lugar do outro e pense que, num primeiro momento, até que ocorra a adaptação da pessoa no novo contexto, no novo país, ela também vai achar tudo muito diferente e difícil.  Acolher com carinho, dedicação e paciência é o primeiro passo para uma parceria de sucesso!

Equipes multiétnicas são cada vez mais comuns em um mundo globalizado
Camada 1

Adriana Carvalho é formada em Secretariado Executivo Bilíngue e Tradução – Inglês pela PUC Campinas e Pós-graduada em Gestão de Negócios pela FAE Business School em Curitiba. Atuou por 21 anos como Secretária de Diretoria em multinacional da indústria automotiva e conta com experiência em trabalhos no exterior. Hoje mora na China e coordena um grupo de mulheres expatriadas promovendo atividades culturais e de integração na comunidade. Casada, mãe de um rapaz de 17 anos, tem como hobby a fotografia e escreve para o blog “Por Aí, Viagens e Cultura” (www.poraiviagensecultura.blogspot.com) em que relata um pouco da história e cultura dos lugares que já visitou.

Camada 1

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

os mais lidos na semana

Temas Procurados

Camada 1
2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
presenca-online-campanha-touche (6)
vinheta-abril-2021-banner (8)
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow