O poder das redes
Imagem por dole777 em Unsplash
Por Andrea Rehem

publicado em

Hoje quando falamos em rede a primeira coisa que vem à cabeça é rede social como Instagram, Facebook, LinkedIn. Esse emaranhado de gente, conteúdo, exposição, aprendizagem e algumas inutilidades. Rede de contatos, conexões, sempre foram excelentes recursos para um fluxo intenso de informação, conhecimentos e oportunidades. Saiba que a sua agenda de contatos é um material de apoio poderoso e ajuda no dia a dia dos seus negócios.

Trocando figurinhas

Desde muito cedo, aprendemos que figurinha repetida não preenche álbum, importante ter outras pessoas para trocar aquelas que sobram, por outras que faltam. Essa é uma analogia dos tempos de criança, mas nos serve de exemplo prático.

“Networking” e uma rede de convivência são vitais para o nosso desenvolvimento. Quanto mais diversos, mais ricas são as experiências. Não possuímos todas as habilidades existentes, nunca vamos saber tudo, nossa inteligência se difere das habilidades dos demais.

Trabalho colaborativo

Num grupo de trabalho, por exemplo, o intercâmbio de ideias e a colaboração são a melhor estrutura que confere ao grupo melhores resultados. Será que a nossa performance é um resultado isolado, determinado apenas pelo nosso próprio esforço?

Se você olhar mais de perto, irá perceber que grande parte das atividades que você desenvolve, o que você produz, só é possível com a ajuda, habilidades e influência de outras pessoas na sua rotina, quer seja em casa ou no trabalho. Por mais que tenhamos autonomia, existe uma relação de interdependência.

Empreender e como usar a sua rede

Há um certo receio ao empreender por conta das demandas que vão aparecendo, em algumas situações são assuntos fora do seu domínio. Outras vezes, há necessidade de um apoio técnico mais efetivo.

Na comparação com o ambiente corporativo, você encontra vários departamentos que oferecem suporte. Contudo, na sua carreira solo você tem aquele amigo expert em computadores, um primo que é contador, o pai da namorada que é advogado, um tio com larga experiência na parte comercial, especialistas e palpiteiros de plantão, mas que socorrem você naquele momento “tela azul”.

O contrário também acontece, pense nas pessoas que você já conseguiu ajudar, compartilhando seus conhecimentos empíricos, uma consultoria entre amigos. A cada troca crescemos mais, participamos dos resultados uns dos outros e assim, fortalecemos nossas conexões.

Compartilhando o seu melhor

O empreendedorismo é um celeiro de gente que se ajuda a todo instante. Ao participar de vários grupos, entendi a importância da diversidade, como estar presente em outros lugares, fora da minha zona de conforto, conhecendo o trabalho de outros profissionais criaram oportunidades para novos negócios e relacionamento.

Esse é um ciclo de abundância, assim como uma feira livre, com várias opções, cada um oferece o seu melhor para uma experiência de vida mais coletiva e colaborativa. Muitas alianças, insights surgem nessa nova condição de trabalho e convivência.

Insanidade é fazer sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes” – Albert Einstein

Furar a bolha social, conhecer pessoas diferentes, se interessar por assuntos fora da sua rotina permitem que você desenvolva novos repertórios, realize novas parcerias, conquiste novos espaços e obtenha outros resultados. Há ganhos para todos os lados.

Eu encaro os desafios de empreender, na função de secretária remota e quando estou diante de uma situação que não domino, como uma excelente oportunidade de ativar a minha rede, gerar negócios, aprender com quem sabe, sobretudo atualizar meus conhecimentos.

O sucesso, no meu ponto de vista, é o resultado da soma entre: as contribuições que recebemos ao longo da nossa jornada, a curiosidade presente no dia a dia, o intercâmbio intenso de experiências com outros profissionais e amigos. Portanto, não menospreze sua agenda de telefones. Lembre-se ninguém é uma ilha e pessoas conhecem pessoas. Colabore e multiplique suas oportunidades.

Bons Negócios!

Camada 1

Andrea Rehem de Macedo é assistente executiva há mais de 20 anos. Bacharel em Tradução e Pós-graduanda em Empreendedorismo e Gestão de Negócios. Estudou teatro, possui cursos em Comunicação Não Violenta, Gestão de Conflitos, Persuasão, Negociação, Oratória, entre outros. Paulistana de nascença, morou também em São Luís/MA, Rio de Janeiro/RJ, Vitória/ES. Atualmente é fundadora da ArmExec, empresa de assessoria executiva bilíngue remota. Participa de palestras para o público do secretariado e é colunista no Jornal 140, coletivo eletrônico. Nas horas vagas divide seu tempo entre a família, os amigos, a literatura e o mundo dos vinhos.

Camada 1

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

os mais lidos na semana

Temas Procurados

Camada 1
2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
presenca-online-campanha-touche (6)
vinheta-abril-2021-banner (8)
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow