Planejamento Financeiro
Imagem por Adeolu Eletu em Unsplash
Por Odete Reis

publicado em

Você está em momento de paz com sua vida Financeira? gastando menos do que ganha e investindo bem a diferença? Se a resposta for $IM, meus parabéns! Certamente você está organizada(o) financeiramente.

Agora, se a resposta for não, provavelmente está faltando um bom PLANEJAMENTO FINANCEIRO em sua vida, mesmo contado com as adversidades e tombos que a vida dá as vezes.

Mas afinal o que um BOM planejamento financeiro? Como ele é feito e para que serve?

Antes de contar como e o porquê de elaborar o BOM planejamento do seu dinheiro é fundamental falar dos seus sonhos, seus objetivos e suas metas.

Afinal, todos nós temos sonhos, alguns mais ousados, outros mais simples. Sonhar serve para dar asas à imaginação. O importante é que eles podem, SIM, se tornar realidade, desde que bem planejados financeiramente.

Portanto, estar em paz com seu dinheiro, realizar seus sonhos e ter o controle do seu dinheiro pode ser feito de forma muito simples, através do planejamento financeiro em 4 passos, bem simples:

Passo 1: Saber exatamente quanto entra de dinheiro todo mês.

Anote a Renda Familiar, incluindo os rendimentos de todas as pessoas que contribuem para as despesas da casa.

Passo 2: Saber exatamente quais são as suas contas fixas.

Liste todas as Despesas Fixas: mensalidade escolar, aluguel/condomínio, luz, água, celular, telefone, internet, academia, financiamentos, prestações e etc.

Passo 3: Não permitir que as despesas com supérfluos extrapolem o orçamento doméstico., como comer fora de casa, passeios, compras desnecessárias, presente etc.

Passo 4: Saber a real situação financeira.

Subtraia a Renda Familiar dos Gastos Fixos e Variáveis.

Resultado:

  • Se a conta for positiva, você está no caminho certo para começar a poupar para realizar seus sonhos e investir.
  • Se o resultado for negativo, reduza imediatamente gastos e procure buscar uma solução em curto prazo.

Comece se organizando, colocando no papel todos os seus objetivos e metas. Defina ao menos três para realizar em prazos diferentes:

  • Curto prazo, médio prazo e longo prazo, por exemplo:
    • Curto prazo (até 1 ano) − colocar as contas no azul.
    • Médio prazo (de 1 a 5 anos) − realizar a viagem dos sonhos; ter um filho; iniciar um curso de pós-graduação.
    • Longo prazo (acima de 5 anos) − comprar a casa própria, realizar o casamento dos sonhos, abrir seu próprio negócio.

Atenção às suas metas. Elas devem ter planos concretos, definidos e específicos. Devem ser reais, possíveis, mensuráveis e com datas exatas para sua realização. Comece por anotar tudo com riqueza de detalhes e sendo bem específico no que deseja.

Este controle irá facilitar você lidar com suas finanças e gerenciar bem seus ganhos e gastos, fazer escolhas melhores, decidindo onde e como gastar e começar a enxergar o seu dinheiro como uma prioridade.

Se não gostar de números, contas, planilhas, aplicativos ou qualquer coisa que te leva ao BOM planejamento financeiro, tenho uma dica que vale dinheiro para seu bolso: Marque TEMPO.

$IM, marque um tempo para cuidar de suas finanças:

você não fica horas vendo sua série preferida, então, marque, por exemplo, 30 minutos 2 vezes por semana para lançar seus gastos. Pode ser num simples caderno, numa planilha de Excel ou se preferir num aplicativo do seu celular. O importante é controlar. Porque como sabemos, não controla é controlado.

Com essa atitude positiva você descobrirá para onde está direcionando seu dinheiro, e olha você vai se surpreender pode ter certeza.

Em meu site você vai encontrar várias formas de fazer um BOM Planejamento Financeiro. Comece já e boa sorte!

https://odetereis.com.br/planilha-financeira-de-orcamento-domestico/

Camada 1

Odete Reis é educadora financeira, palestrante e autora. Possui MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela FMU, graduação em Gestão Financeira pela Uniesp e formação em língua alemã pelo Instituto Goethe de Stuttgart, Alemanha. Atuou por trinta anos como assessora executiva trilíngue (alemão, inglês e português) em diversas empresas multinacionais alemãs e nas área de mercados e capitais em instituições financeiras. Autora do livro “$IM PARA SEU DINHEIRO, guia prático de Finanças Pessoais” (Edicon) e coautora do “Excelência no Secretariado” – (Ser Mais), com o artigo “Diga SIM para você, para seu dinheiro e realize seus sonhos”. Idealizadora da “Metodologia $IM: Sonhar, Identificar e Mãos à Obra”. Colunista de finanças pessoais e investimentos do Jornal Diário de Suzano e colaboradora da TV Diário, afiliada da Rede Globo, e da Rádio Metropolitana AM 1070 de Mogi das Cruzes.

Camada 1

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Camada 1
2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
presenca-online-campanha-touche (6)
vinheta-abril-2021-banner (8)
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow