O futuro do trabalho exige o desenvolvimento das Soft Skills
Imagem por CoWomen em Unsplash
Por Alessandra Lazarin

publicado em

Como muitos já sabem o mundo do trabalho está em constante evolução, os perfis profissionais também estão se alterando, sem esquecer da evolução digital, que a cada dia está ajudando a moldar novas habilidades nos indivíduos.

Às vezes dá uma sensação de que estamos desatualizados, mesmo nos esforçando, fazendo cursos, buscando aperfeiçoamento!

Alguns anos atrás as habilidades técnicas eram as mais valorizadas no mercado. Atualmente estamos vivendo um novo cenário: a valorização das Soft Skills

Temos visto cada vez mais em livros, eventos, líderes, entre outros dizendo que as pessoas são contratadas pelo currículo, ou seja, pelas competências técnicas, mas são demitidas pelo comportamento. Logo temos uma janela de oportunidades aqui!

Se é o comportamento que “desqualifica” um profissional, podemos entender que precisamos desenvolver estas competências comportamentais para nos mantermos competitivos e melhorar a nossa performance num mundo em constante evolução. 

As competências comportamentais são conhecidas como Soft Skills. Elas estão relacionadas diretamente à personalidade e comportamento das pessoas, bem como, as capacidades sociais, emocionais e mentais. 

O desenvolvimento destas das Soft Skills está conectado com as experiências, educação, cultura dos indivíduos, e se tornam difíceis de serem identificadas ou mensuradas, por isso levam este nome. Hardware é a parte física do computador, palpável, trazendo para o nosso cenário, falamos das Hard Skills (competências técnicas), já o Software é o programa que permite o computador a exercer suas funções, logo intangível, Soft Skills (competências comportamentais e emocionais).

Tenho certeza de que você deve estar se perguntando, quais são as Soft Skills mais relevantes para que eu me mantenha competitivo no mercado?

De acordo com Fórum Econômico Mundial (FEM), no final de 2020 ele publicou o Relatório sobre o “futuro do trabalho” onde aponta as 15 habilidades que estarão em alta no mercado até 2025.

Com o isolamento social o comportamento de consumidores, empresas, gestores, clientes, fornecedores mudaram muito, e diante deste quadro precisamos ajustar os nossos comportamentos para acompanhar o processo pós-pandemia.

Conheça as 15 Habilidade indicadas pelo FEM:

  1. Pensamento analítico e inovação
  2. Aprendizagem ativa e estratégica de aprendizado
  3. Resolução de problemas
  4. Pensamento crítico
  5. Criatividade
  6. Liderança
  7. Uso, monitoramento e controle de tecnologias
  8. Programação
  9. Resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade
  10. Raciocínio lógico
  11. Inteligência emocional
  12. Experiência do usuário
  13. Ser orientado a servir o cliente (foco no cliente)
  14. Análise e avaliação de sistemas
  15. Persuasão e negociação

Calma, não fica assustado! São muitas habilidades, mas você não precisa desenvolver-se em todas com alta performance, sabe por quê?

Primeiramente você precisa priorizar as habilidades que estão conectadas com a sua atuação hoje e quais você já possui.

Depois de fazer uma reflexão propositiva: imagine-se em 2025, você gostaria de estar fazendo o que faz hoje? Se não, você deve pensar nas habilidades necessárias para serem desenvolvidas, conectadas onde você pretende chegar e atuar. 

Quais dessas Soft Skills citadas pelo Fórum Econômico Mundial são mais importantes para sua posição hoje e para o seu amanhã?

Camada 1

Alessandra Lazarin é multiempreendedora, palestrante, Coach e Mentora de Carreira, Vida e Negócios. Certificada como Leader and Professional Coach, Master Coach em Inteligência Emocional, Propósito e Sentido da Vida. Por mais de 20 anos atuou na área executiva, desenvolvendo e gerenciando projetos, liderando equipes e organização de eventos nacionais e internacionais. É Bacharel em Secretariado Executivo Bilíngue (espanhol) com ênfase em Administração de Empresas e Especializações em Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Voluntariado Empresarial.

Camada 1

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Camada 1
2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
presenca-online-campanha-touche (6)
vinheta-abril-2021-banner (8)
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow