Secretária Remota ou Assistente Virtual?
Por Deisiane Zortéa

publicado em

O mercado de secretariado remoto vem crescendo organicamente nos últimos anos e percebe-se que a minoria das Secretárias, que tem o desejo de atuar no ramo, conseguem estruturar sua empresa ou seguir com seus objetivos. Por mais que tenham vários cursos, tutoriais, e-books sobre o assunto, no dia a dia a prática é um pouco diferente.

Algumas dúvidas mais comuns sobre o tema são:

– O que faz uma Secretária Remota ou Assistente Virtual?

– O que é uma Secretária Remota?

– O que é uma Assistente Virtual?

– Qual a diferença entre Secretária Remota e Assistente Virtual?

Neste artigo, vou trazer algumas informações iniciais sobre o assunto como base para a sua pesquisa e decisão em atuar no ramo.

Tanto uma Secretária Remota, quanto uma assistente virtual, podem prestar os mesmos serviços que uma secretária CLT. Serviços como: secretariado, administrativos, de compras, financeiros, apoio em eventos e vários outros. A diferença é que ao invés de estar presente na empresa, os serviços acontecem de forma virtual ou remota, trabalhando em seu home office ou em qualquer outro lugar, como escritórios compartilhados, cafés, escritório do cliente e outros locais.

Com a pandemia, esse processo do trabalho home office acelerou ainda mais, trazendo também Secretárias Executivas CLTs, para o home office, com uma característica diferente, pois esta Secretária Executiva, é funcionária e atende somente o seu empregador.

Já a Secretária Remota ou Assistente Virtual, podem trabalhar para apenas um cliente ou para vários clientes.

Lembrando ainda que a secretária remota que vai atuar de forma autônoma e deve possuir um CNPJ, isso dá credibilidade para que o contratante fique mais à vontade de fechar contrato.

Como pioneira e especialista em Secretariado Remoto, criei essa metodologia em 2010 e na época a ideia era que os serviços de Assistente Virtual fossem realizados 100% on line, com sistemas específicos para cada necessidade do cliente. Já a minha ideia para os serviços de Secretariado Remoto, seria atuar presencialmente, no escritório do cliente, sem vínculos de CLT.

Com a ascensão deste ramo de atividade e a entrada no mercado de outras profissionais, o mercado foi mudando e a ideia inicial também. 

Hoje, uma assistente virtual é uma profissional, não necessariamente formada na área de secretariado, que pode atender uma variedade grande de serviços, podendo ser multitarefas e atender um volume grande de pessoas, com um custo menor.

Já a profissional de Secretariado Remoto, tem uma formação específica e consegue ser mais especialista no atendimento, com alto valor agregado, oferecendo atividades de mais complexidade, fazendo até mesmo gestão, mentoria ou consultoria aos seus clientes.

Quais atividades uma Secretária Remota pode oferecer?

A Secretária Remota, pode oferecer desde atividades de Secretariado, até mesmo gestão das empresas.

Uma Secretária Remota com experiência, pode atuar como apoio nas decisões da empresa e até mesmo representar esta empresa em algumas situações.

Para quem está começando agora seu empreendimento ou negócio com Secretariado Remoto, recomenda-se atender um nicho de mercado ou persona que tenha mais afinidade ou experiência de atuação, assim a medida que o seu negócio for ganhando confiança no atendimento virtual e no atendimento deste persona, poderá agregar outros nichos de mercado também. 

No gráfico abaixo, mostra como a Curva de Valor do Mercado de Secretariado Remoto, se altera, conforme a forma de atuação.

Foi feito com base em um estudo de mercado, pela empresa D.Zortéa Secretariado Remoto, em janeiro de 2021. Em caso de reprodução, deverá ser citado a fonte da pesquisa.

Camada 1

Deisiane Zortéa é empreendedora, apaixonada por organização e metodologia e ajudar aos outros. Atuou por mais de 16 anos em empresas como secretária com funções de assistente administrativo, compras, assistente financeiro e assistente de recursos humanos. É formada em Administração de Empresas, com especialização em Pedagogia Empresarial, Programação Neurolinguística, Thinking Environment, Coaching e Fundadora da D.Zortéa Secretariado Remoto.

Camada 1

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

4 Comments

  1. Estou conheço hoje, este espaço dedicado a compartilhar informações preciosas, para todos aqueles que buscam conhecimento.

  2. Tânia seja muito bem-vinda, este espaço é exclusivamente feito para você!

  3. Tânia, seja bem-vinda. Espero que aproveite muito os conteúdos. Tenho certeza que irá agregar muito valor na sua trajetória. Abraço.

  4. Oi.

    Adorei o conteúdo, eles são riquíssimos para o meu desenvolvimento.
    Obrigado e parabéns.


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

os mais lidos na semana

Temas Procurados

Camada 1
2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
presenca-online-campanha-touche (6)
vinheta-abril-2021-banner (8)
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow