Produtividade: 5 dicas práticas que irão beneficiar sua carreira ainda hoje
Por Ana Kekligian

Publicado em

Você já deve ter se deparado com o termo produtividade muitas vezes em seu ambiente de trabalho. Mas afinal, o que ele significa e como pode impactar positivamente em sua carreira? Neste artigo, pontuarei o que você precisa saber sobre o tema e te darei dicas práticas que farão com que seus resultados sejam potencializados a partir de hoje.

Para iniciar a conversa, quero que você entenda que, segundo o dicionário informal, produtividade consiste em executar uma responsabilidade que lhe foi atribuída com o mínimo de recursos possíveis. Explicando de forma prática, um profissional produtivo é aquele que realiza uma tarefa com excelência, dentro do prazo e em prol de uma solução.

Mas, como é possível realizar as tarefas diárias e, ainda assim, permanecer engajado dia após dia? Uma maneira eficaz de responder a esta dúvida, é realizando uma autoavaliação. Para isso, você deverá entender se os seus pensamentos e atitudes atuais estão limitando ou potencializando seus resultados.

Para te ajudar a realizar esta avaliação, separei 5 dicas práticas que irão te auxiliar nesta caminhada.

  1. INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Suas emoções estão ajudando ou atrapalhando na sua produtividade? Para responder esta questão, você precisa entender o que as suas emoções querem te dizer. Converse com elas, interprete o que elas significam e a partir disto, seja honesto com você mesmo, acolha estes sentimentos e procure uma maneira de agir. Não se afunde em suas emoções. Na prática, você pode escrever o que está sentindo e, a partir desta autoavaliação, criar um novo pensamento e consequentemente um comportamento positivo para lidar com este sentimento.

  1. ROTINA

Como você pode construir novos hábitos em prol da sua proatividade? A primeira coisa que eu sugiro é a criação de um cronograma para as suas atividades. Perceba que existe uma hierarquia de prioridades e administre o seu tempo para que as tarefas mais relevantes da lista sejam realizadas no melhor momento do dia para você. Quando você anota e preestabelece horários para as atividades, consegue focar no presente sem pensar na próxima tarefa. Isso te ajudará a terminar o dia com a sensação de dever cumprido e sem acúmulo de tarefas para o dia seguinte.

  1. MINDPRO

Eu e você enfrentamos grandes desafios e adversidades durante o dia. Mas, o que faz com que uma pessoa lide melhor com isto do que outras? É aqui que o MINDPRO entra, este termo define a sua capacidade de colocar a mentalidade no crescimento e na solução. Para ter uma mente produtiva é necessário que você tenha clareza dos seus objetivos e do que realmente é importante. Então, uma dica prática que quero dividir com vocês é a de ativar a sua mente pró e usar a criatividade para realizar as mesmas tarefas de formas diferentes e com mais eficiência. Mude a sua perspectiva negativa sobre o assunto e foque em uma solução positiva.

  1. EFICIÊNCIA

Eficiência é diferente de pressa. O seu rendimento se torna melhor quando o seu tempo é administrado com sabedoria, você deve controlar suas atividades e não ao contrário.
A minha dica neste caso é que, a partir da nova rotina que você criou, sejam planejadas pausas entre as suas atividades. Também planeje momentos de qualidade com a sua família e amigos. Esta técnica faz com que você recupere a sua energia e baixe o nível de stress, você perceberá que, quando retomar a sua lista de tarefas, sua mente e seu corpo estão mais leves e seus pensamentos mais organizados.

  1. ESFORÇO E RESULTADO

Quero que você entenda que, para continuar na trilha do seu sucesso e da produtividade, é necessário agir com esforço. Para alcançar o resultado esperado é necessário que você aja de forma planejada e que mantenha consistência e constância nos seus objetivos. Lembre-se das dicas anteriores, das suas metas, da sua capacidade criativa e seja resiliente neste caminho. O seu resultado virá com a junção de atitudes fortalecedoras e pensamentos positivos.

A partir deste diagnóstico você verá que sua vida passará por uma grande mudança positiva e que, colocando as dicas em prática, você será capaz de criar uma aliança entre sua vida profissional e pessoal de forma leve e saudável, além de tomar as rédeas da sua produtividade. E não se esqueça, você é melhor do que a sua maior desculpa!

Se este artigo lhe ajudou e você acredita que ajudará outras pessoas, compartilhe nas suas redes sociais e se me marcar ficarei muito feliz.

Camada 1

Ana Kekligian é Master Coach de Desempenho e Especialista em Inteligência Emocional com foco na vida pessoal e profissionalIdealizadora da EBC (Empresa Brasileira de Coaching). Atualmente, possui cinco importantes certificações internacionais pelo IBC (Instituto Brasileiro de Coaching): Professional & Self CoachingCoaching EricksonianoMaster Coach, Inteligência Emocional e Análise Comportamental. Conta também com a certificação de Especialista em Inteligência Emocional pela SBIE (Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional) e Especialista em Produtividade com: Triad Certified Productivity Specialist, formada pela TriadPS. É mãe, filha, irmã, tia, amiga, noiva e CEO de si mesma.

Camada 1

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

os mais lidos na semana

Temas Procurados

Camada 1
2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
presenca-online-campanha-touche (6)
vinheta-abril-2021-banner (8)
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow